Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Enfermeiros criticam demora na solução para piso da categoria

Bolsonaro anunciou desoneração na folha de pagamento da saúde para compensar custo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Em meio às tratativas do Congresso e às declarações de Bolsonaro sobre as fontes de custeio para o novo piso da enfermagem, representantes da categoria dizem que faltam atitudes concretas.

"A aprovação do Congresso mexeu um pouco com a categoria porque viu uma luz no fim do túnel para começar a receber o piso, mas estão muito descrentes de promessas", afirma Solange Caetano, secretária de formação da FNE (Federação Nacional dos Enfermeiros).

Imagem mostra enfermeira segurando prancheta
Enfermeira no Hospital das Clínicas da Unicamp - Karime Xavier - 22.jul.22/Folhapress

A Câmara aprovou, nesta semana, um projeto que prevê até R$ 2 bilhões para sanear as finanças de Santas Casas e hospitais filantrópicos e que pode abrir espaço para estados e municípios custearem o piso da enfermagem.

Na quinta (13), Bolsonaro (PL) disse que o governo federal pretende fazer a desoneração da folha de pagamento da saúde, para compensar o custo do pagamento do piso salarial da enfermagem.

A proposta foi vista como insuficiente por entidades do setor. Segundo a CNSaúde (que reúne as empresas do setor), a medida não basta para atender às instituições filantrópicas e para corrigir a discrepância do impacto em estados mais pobres.

O piso salarial da enfermagem foi aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Bolsonaro no início de agosto. A regra foi suspensa no STF enquanto se discutem as fontes de custeio.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.