Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Dilma Rousseff avalizou indicação para o comando da Eletronuclear

Ex-presidente intercedeu junto a Lula; novo presidente terá a missão de concluir Angra 3

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A ex-presidente Dilma Rousseff foi a avalista, junto a Lula, da indicação do advogado Raul Lycurgo Leite para a presidência da Eletronuclear. A empresa foi incorporada a uma nova estatal após a privatização da Eletrobras.

Interlocutores da petista afirmam que Dilma atendeu ao pedido de Fernando Pimentel, ex-governador de Minas Gerais e padrinho político de Lycurgo.

O presidente Lula ao lado de Dilma Rousseff
O presidente Lula ao lado de Dilma Rousseff - Ricardo Stuckert - 13.abr.2023/Presidência da República/AFP

Formalmente indicado ao cargo pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, Lycurgo terá a missão dada pelo governo de concluir Angra 3, usina nuclear que ainda precisa de R$ 15 bilhões, segundo cálculos preliminares, para ficar pronta.

No Congresso, entretanto, a indicação vem sendo questionada, especialmente por integrantes da Frente Parlamentar de Energia Nuclear. Afirmam que Lycurgo não tem experiência nessa área.

Lycurgo é advogado, foi procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) de 2002 até 2017, e diretor jurídico da Cemig, estatal de energia de Minas Gerais, entre 2015 e 2017, no governo de Fernando Pimentel.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.