Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu TSE

Faculdades privadas criticam MEC por possível ampliação de cursos de medicina em federais

Associação do setor diz que governo Lula vai priorizar institutos federais e prejudicar criação de cursos na rede particular

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma das principais entidades do ensino superior privado, a Abrafi (Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades) criticou o MEC (Ministério da Educação) por pretender ampliar os cursos de medicina em universidades federais.

A avaliação é de que o governo vai inviabilizar a abertura de novas vagas em instituições pagas.

Fachada do Ministério da Educação, em Brasília
Fachada do Ministério da Educação, em Brasília - Pedro França - 27.jan.2023/Agência Senado

Na semana passada, o ministro do STF Gilmar Mendes determinou que os novos cursos devem acompanhar as regras do programa Mais Médicos, de 2013, seguindo o modelo de chamamentos públicos.

Esse sistema leva em conta critérios de infraestrutura e de localidade para, em tese, atender à falta de profissionais em determinadas situações e regiões.

Aproveitando a decisão, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC pediu em um ofício circular que as universidades federais avaliem com urgência a ampliação do número de vagas ofertadas e a abertura de novos cursos.

A Abrafi afirma que a decisão do MEC inviabiliza a criação de novos cursos pagos porque haverá restrição à abertura de vagas no país.

O novo cálculo considera a proporção de cinco leitos na região de saúde analisada para uma nova vaga universitária. Dessa maneira, numa cidade com 100 leitos disponíveis, o MEC liberaria, no máximo, 20 novas vagas para novos cursos.

"É algo absurdo, na medida em que essa expansão buscada pela Sesu tende a inviabilizar os novos cursos privados. Importante que se diga que a Sesu propôs essa expansão sem um estudo de viabilidade técnica e sem apontar de onde virão os recursos para isso", disse Paulo Chanan, presidente da Abrafi.

"É público que a expansão de vagas e de cursos de medicina demandam investimentos elevadíssimos e compromissos normativos, especialmente na infraestrutura física, tecnológica e acadêmica."

Apesar da reclamação, a Abrafi afirma que ainda não avalia uma medida judicial para fazer valer seus interesses.

Procurado, o MEC não se manifestou.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.