Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Márcio França fala em 'Ministério do Supermercado' em primeira aparição após troca de pasta

Político do PSB perdeu Portos e Aeroportos para o centrão; ministro do Empreendedorismo brincou com empresários do varejo alimentar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Em seu primeiro evento público como ministro da recém-criada pasta do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB) fez piada com o surgimento do novo ministério e disse que em breve o governo Lula montará o "Ministério do Supermercado" para atender pleitos do setor.

"O presidente Geraldo Alckmin, que está no exercício da função, pediu para que eu viesse aqui representá-los e dizer que, a partir de agora, vai ter um ministério novo no governo, o Ministério dos Supermercados", brincou França, sob aplausos dos empresários.

Homem segura microfone enquanto fala para uma plateia
O ministro Márcio França, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, participou nesta segunda (18) de evento do setor de supermercados - Denny Cesare - 18.09.2023/Agência O Globo

Realocado após perder o Ministério dos Portos e Aeroportos para o centrão, França participou nesta segunda-feira (18) de um encontro da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), em Campinas (SP).

A nova pasta segue sem forma. A medida provisória que criou o ministério de França foi publicada na última quarta (13) e está em tramitação no Congresso. Ainda não está definida a estrutura, composição de funcionários ou orçamento próprio.

França disse que ainda precisa alinhar com o presidente Lula se o foco da pasta será o cooperativismo ou a economia criativa.

Ainda nesta segunda, o ministro do Empreendedorismo deve se reunir com Alckmin. Ele quer saber do presidente em exercício se as decisões sobre o desenho e as prioridades da pasta serão tomadas agora e se dependerão de Lula retornar ao Brasil

O presidente da República passou por Cuba, e nesta segunda está em Nova York, onde participará da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

O ministro reconheceu que o momento é de negociação e de "uma certa disputa" com outros órgãos do governo, mas afirmou que um esboço já foi apresentado aos ministros Ester Dweck (Ministério da Gestão) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

"Eu disse ao presidente Lula que a gente aceitaria até o ‘MEC’, que é o Ministério Extraordinário da Conciliação. Qualquer lugar que nos colocarem, a gente sabe que vai ajudar nas decisões importantes", disse.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.