Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Sobrinho de Haddad vai depor na CPI das criptomoedas

Diretor da gigante Binance, Guilherme Haddad Nazar terá de explicar envolvimento da empresa em escândalos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A CPI das Criptomoedas quer explicações do diretor-geral da Binance no Brasil, Guilherme Haddad Nazar, sobre as relações da empresa com negócios fraudulentos, como os do Faraó do Bitcoin e da Braiscompany.

Nazar é sobrinho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e seu depoimento foi solicitado em junho pelo deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL). A audiência estava prevista para esta terça (12), porém a Binance avisou aos deputados que o Nazar está de férias no exterior e voltará ao Brasil no horário da audiência pública.

A corretora pediu que o depoimento seja realizado na quarta (13) e por videoconferência, como em outros depoimentos das demais companhias à CPI.

A Binance é a maior corretora de criptomoedas do mundo
A Binance é a maior corretora de criptomoedas do mundo - REUTERS

A Binance apareceu ligada a muitos casos de empresas investigadas por fraudes com criptomoedas.

Além do Faraó dos Bitcoin, a gigante virou figura central em investigações como a da Braiscompany, empresa que deixou de pagar seus investidores e jogou a culpa nos atrasos da Binance.

À época, a Binance negou qualquer tipo de bloqueio de contas e se colocou à disposição das autoridades para ajudar a solucionar o caso.

Há um mês, os donos da Braiscompany e outros 11 integrantes do esquema suspeito de crimes financeiros se tornaram réus por movimentação ilegal de R$ 2 bilhões nos últimos anos.

Nos últimos meses, a CPI fez uma ampla investigação contra empresas, lideranças e personalidades envolvidas com o mundo das criptomoedas.

Além de casos conhecidos que envolveram pessoas como Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó dos Bitcoins" —preso desde agosto de 2021 acusado de montar uma pirâmide utilizando bitcoins—, famosos como o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho foram ouvidos recentemente na comissão.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.