O Dia da Criança deve movimentar R$ 8,5 bilhões neste ano, volume de vendas quase 2% superior ao registrado pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) em 2022.
De acordo com a entidade, inflação, desemprego, juros altos e o endividamento elevado das famílias serão componentes que pesarão para os números modestos do setor na comemoração do próximo dia 12.
Pelas projeções, mais de 70 milhões de consumidores devem ir às compras, com um tíquete médio de R$ 220.
Brinquedos, vestuário, calçados e acessórios são apontados como os preferidos para compor a cesta de compras dos consumidores brasileiros.
Baixo apetite nas compras
A Tim também realizou uma pesquisa com 231 mil clientes no país e apontou que um terço dos brasileiros (37%) dará presentes de até R$ 100 no Dia das Crianças. Outros 26% investirão até R$ 300 e 13% pretendem gastar até R$ 800.
Entre os meios de pagamento preferidos pelos consumidores, o Pix deve predominar (34% das respostas). Em seguida estão os clientes que usarão dinheiro em espécie (32%), cartão de crédito (16%) e débito (16%), de acordo com a companhia de telefonia móvel.
Com Diego Felix
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.