Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Sob Lula, Noruega busca ampliar negócios no Brasil

Após retomada de doações ao Fundo Amazônia, noruegueses querem acelerar investimentos privados no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A vice-ministra do Petróleo e Energia da Noruega, Astrid Bergmål, chega ao Brasil nesta semana para uma série de reuniões com representantes do governo Lula. Assessores no Planalto afirmam que ambos os governos estão empenhados em ampliar investimentos.

Bergmål se reunirá com o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Ciência e Tecnologia, Rodrigo Rollemberg. Também tem reuniões com o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Efraim Pereira da Cruz; e com o secretário do Ministério das Relações Exteriores, André Corrêa do Lago.

Floresta amazônica: Noruega retoma doações para o fundo de proteção e quer ampliar investimentos privados no Brasil - 20.out.2023-Getty Images

Durante o governo de Jair Bolsonaro, a Noruega, principal doador do Fundo Amazônia, cancelou aportes devido a retrocessos na agenda socioambiental ao longo de seu mandato.

As doações foram retomadas após a eleição de Lula.

Apesar da paralisia no Fundo Amazônia, na gestão Bolsonaro, empresas norueguesas destinaram recursos a projetos ligados à transição energética e à energia limpa.

De acordo com relatório divulgado em outubro pelo Consulado da Noruega, as companhias norueguesas no Brasil atingiram um novo recorde no biênio 2021-2022.

Somados, os aportes atingiram a marca de US$ 7,3 bilhões nesse período. Um dos destaques foi o valor investido em energias renováveis, que representou 16% do montante total, o equivalente a um crescimento de seis vezes em comparação a 2019-2020.

É nessa frente que a Noruega quer avançar.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.