Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Usiminas vira alvo do MPF por execução de trabalhadores em protesto na pré-ditadura

Inquérito apura eventual responsabilidade da siderúrgica mineira no chamado 'massacre de Ipatinga'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério Público Federal em Minas Gerais abriu um inquérito civil para apurar a eventual responsabilidade da Usiminas no chamado Massacre de Ipatinga, ocorrido na fábrica da empresa e que vitimou ao menos 103 operários.

As investigações decorrem do relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV) no estado, que detalhou a possível violação a direitos humanos contra trabalhadores da siderúrgica mineira.

A então presidente Dilma Rousseff (centro) recebe de Pedro Dallari, coordenador da comissão, o relatório final da Comissão Nacional da Verdade, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) - 10.dez.2014-Alan Marques/Folhapress

Entre 5 e 7 de outubro de 1963, operários da Usiminas protestaram por melhores condições de trabalho e pelo fim das revistas consideradas humilhantes na entrada e na saída da usina, em Ipatinga (MG), no vale do Aço.

A polícia militar foi chamada para conter os funcionários. Segundo o relatório da CNV, a força policial disparou contra a multidão, deixando, oficialmente, oito mortos e 92 feridos.

No entanto, foram contabilizadas ao menos 103 vítimas no evento, que ficou conhecido como o Massacre de Ipatinga", considerado o conflito operário mais sangrento do país.

Cinco meses depois, com o golpe militar, o caso entrou na clandestinidade, bem como as lideranças sindicais da região à época.

Reparação

O inquérito se soma a outros que se desdobram dos trabalhos da CNV, que apurou a participação de empresas na "articulação de caráter nacional entre elites civis e militares", que culminou no golpe de 1964", marco da ditadura no país.

O inquérito reforça a atuação do MPF em processos de reparação histórica.

Em setembro, o Banco do Brasil se tornou alvo de uma investigação sobre a relação da instituição e o tráfico de escravos no século XIX.

O inquérito se baseou em dados de historiadores que mostram como o BB usou parte da arrecadação de impostos sobre embarcações usadas para o tráfico humano para alavancar seus negócios.

A presidente da instituição, Tarciana Medeiros, pediu desculpas publicamente.

Procurada, a Usiminas disse que não foi oficialmente notificada pelo MPF. Ainda segundo a companhia, o episódio de 7 de outubro de 1963 ocorreu em momento histórico diverso, quando a Usiminas ainda estava sob gestão estatal.

"É importante lembrar, ainda, que os relatos e documentos coletados indicam que os fatos ocorreram fora das dependências da empresa, com forças de segurança pública. A empresa não teve envolvimento no lamentável conflito", afirma a Usiminas.

Com Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.