Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Governo sofre revés no TCU com renovações de distribuidoras de energia

Em meio a uma disputa entre Congresso e Planalto, corte de contas só decidirá sobre casos concretos; 20 distribuidoras têm contratos vincendos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu, nesta quarta (24) que não dará aval prévio às diretrizes do Ministério de Minas e Energia para renovação de 20 contratos de concessão das distribuidoras de energia.

A corte de contas tomou essa decisão em meio a um fogo cruzado entre o governo e o Congresso, que decidiu assumir protagonismo das renovações.

0
Fachada do Tribunal de Contas da União - 14.abr.2023-Gabriela Biló/Folhapress

No segundo semestre do ano passado, o Ministério de Minas e Energia enviou ao TCU as diretrizes do governo para as renovações. Queria uma sinalização positiva antes da edição de um decreto.

No entanto, o deputado João Carlos Bacelar (PL-BA) apresentou um projeto de lei e passou a defender o protagonismo do Congresso na definição das regras.

Diante do imbróglio, o TCU decidiu analisar o processo de renovação de cada concessionária em vez de dar aval prévio ao "conjunto das regras".

Um dos argumentos do ministro Antonio Anastasia, relator do caso na corte de contas, é o de que o governo tem a competência legal para optar pela renovação e em definir as regras. Sua opção, portanto, independente de uma decisão do TCU.

O primeiro contrato, da EDP Espírito Santo, vence em 17 de julho deste ano, mas o governo já perdeu o prazo para se manifestar sobre o interesse pela renovação, segundo alerta à corte de contas do ministro Antonio Anastasia.

Ao todo, 20 contratos vencem entre 2025 e 2031 e, juntas, as distribuidoras atendem 56 milhões de clientes, cerca de 65% do mercado.

Uma das ideias em curso no governo é usar o eventual saldo excedente do contrato de concessão para custear contrapartidas sociais.

Há resistência entre as distribuidoras, que afirmam inexistir "dinheiro extra" resultante de ganhos com a concessão.

Ainda que houvesse, a legislação em vigor determina que sobras devem ser repassadas aos consumidores como redução de tarifa.

A Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) avalia que a atuação do Ministério de Minas e Energia tem sido importante para preservar a segurança jurídica e a manutenção de um modelo regulatório que repasse a eficiência do setor para o consumidor.

Por meio de sua assessoria, a entidade considerou um avanço a decisão do TCU para que o processo de revisão dos contratos tenha andamento.

"A prorrogação das concessões é um instrumento que assegura a continuidade e a prestação adequada do serviço de distribuição à população, além de permitir a continuidade da redução tarifária e da melhoria de qualidade dos serviços para os consumidores, prioridades do segmento", disse Marcos Madureira, presidente da Abradee.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.