Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Montadoras cedem veículos a etanol para autoridades do G20

Estratégia de marketing é promover os combustíveis sustentáveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Três montadoras cederam 80 veículos para autoridades estrangeiras que participam, desde a semana passada, das reuniões do G20, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A iniciativa é uma parceria com a Unica (União da Indústria da Cana de Açúcar e Biocombustíveis), que promove a tecnologia do etanol.

Os carros híbridos da Hyundai, Stellantis e Toyota estão adesivados com letreiros que ressaltam a utilização do etanol brasileiro. O lema da reunião do G20 é "construindo um mundo justo e um planeta sustentável".

Três carros estão parado em frente a um prédio da prefeitura do Rio de Janeiro
As montadoras forneceram carros híbridos para a locomoção das autoridades do G20 - Divulgação

Este movimento acontece no momento em que se questiona, no STF (Supremo Tribunal Federal), o Renovabio, programa federal de estímulo aos biocombustíveis, especialmente o etanol, como forma de compensar a emissão de poluentes.

Entre os pontos em discussão na ação direta de inconstitucionalidade (ADI) protocolada pelo Partido Renovação Democrática estão a comercialização dos Cbios —créditos de carbono comprados para compensação da venda de combustíveis poluentes, como diesel e gasolina—, a política de descarbonização das distribuidoras e um suposto aumento de R$ 0,12 no preço final das bombas nos postos.

Além da indústria da cana e das três montadoras que cederam os veículos, integra o movimento o Ministério de Relações Exteriores.

com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.