Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Enel

Ministro pede e Aneel deve abrir novo processo contra Enel

Agência, que é independente, mantém multa e decide verificar padrão de qualidade da distribuidora de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu abrir um novo processo contra a Enel, distribuidora que atende São Paulo e teve sua multa de R$ 168 milhões pelo apagão de novembro mantida nesta terça (9) após recurso.

Apesar de autônoma, a agência atendeu ao pedido do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que exige os índices de qualidade definidos no contrato de concessão sob pena de que seja decretada a caducidade.

Fachada Aneel
Sede da Agência Nacional de Energia Elétrica em Brasília - 08.ago.2023-Divulgação

O ministério e a agência negam qualquer ação conjunta. Nos bastidores, entretanto, o jogo vem sendo articulado em sintonia, segundo técnicos de ambos os órgãos.

Em seu recurso, a Enel afirmou ter havido "vícios de ilegalidade" no processo. Representantes da distribuidora consideram haver perseguição do governo, porque os episódios foram decorrentes das chuvas que causaram rompimento de fios e postes provocado pela queda de árvores. Não haveria proporção entre as falhas e a punição desejada.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o governador, Tarcísio de Freitas, pressionaram o ministro Silveira e o presidente do TCU, Bruno Dantas, para que a Enel tenha a concessão cassada.

Ambos querem uma resposta política em ano eleitoral nos municípios. Nunes é pré-candidato à reeleição.

No entanto, a fiscalização das distribuidoras é competência exclusiva da administração federal, que delega esse poder para a Aneel.

Por isso, Silveira se envolve tanto. O ministro não só quer uma resposta da agência em relação à Enel, como está usando o caso para pressionar as vinte concessionárias que terão seus contratos renovados a partir deste ano.

O ministro exige que as regras de qualidade –menos interrupções do serviço e mais agilidade no restabelecimento do fornecimento em casos de pane– sejam mais rígidas.

Como noticiou o Painel S.A., isso levou investidores a uma desconfiança fazendo com que 15 das 32 distribuidoras com ações em bolsa perdessem R$ 5 bilhões em valor entre 21 de março e 4 de abril, período da turbulência entre a Enel e o ministro.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.