Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Um quarto das empresas de tecnologia em SP descumpre cotas para deficientes, diz sindicato

Setor afirma que não há profissionais qualificados no mercado para contratação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e São Paulo

Dados do Ministério do Trabalho mostram que o setor de tecnologia da informação em São Paulo descumpre a lei de cotas para portadores de necessidades especiais.

Entre as 418 empresas, um quarto ignora suas obrigações e não tem sequer um funcionário com deficiência. Quase 46% das demais companhias (192) cumprem menos de 30% das cotas. O restante (29%) está adimplente.

Carro entra em vaga reservada para pessoa com deficiência
Apesar de legislação, empresas descumprem regras para profissionais PCD - Zanone Fraissat - 22.set.15/Folhapress

O descumprimento das obrigações legais envolve Tivit, Mercado Livre, HCL, Zup (Itaú) e até a IMA, uma empresa pública de Campinas, segundo o Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação).

Por isso, além da pressão e de ações civis públicas, o Sindpd-SP também lançará um programa para a qualificação de profissionais PCDs.

"É hora de pressionar [as empresas] e garantir que elas não apenas falem sobre diversidade e inclusão, mas atuem de fato", diz Antonio Neto, presidente do Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação.

A entidade afirma que algumas dessas empresas fazem campanhas ostensivas de diversidade e inclusão nas redes sociais, enquanto, na prática, descumprem a legislação.

Procurado, o Seprosp (Sindicado das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática de São Paulo) não se manifestou.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.