Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa
Descrição de chapéu desmatamento

Estão desmatando até a última folha de esperança que tínhamos

Presidente Lula, você pode fazer uma história diferente da atual e da do passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kamila Camilo

Gestora de políticas públicas pela FGV, idealizou e é diretora-executiva da Creators Academy e Community Champion Brazil da Global Shapers Community, uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial

Lembro-me do dia em que Marina Silva anunciou sua entrada oficialmente na campanha do presidente Lula. Naquele momento, acreditei que essa aliança seria o que o nosso país precisava para virar o jogo contra a destruição dos nossos biomas, especialmente da Amazônia.

Contudo, menos de seis meses depois do início do governo, vejo Lula e o PT repetindo a história, seguindo o mesmo caminho do caso da hidrelétrica de Belo Monte, que atingiu de forma desastrosa territórios indígenas, deixou dezenas de famílias desabrigadas e esvaziou cerca de 130 quilômetros do Xingu —tudo isso em nome de uma pseudo "eficiência energética". A história de Belo Monte é uma vergonha, o governo de Lula no passado olhou para os próprios interesses, aparelhou instituições e atentou contra a vida das pessoas, criando problemas para um futuro que já não temos mais tempo para lidar.

Mas, assim como as águas, a história volta, de forma que Lula e seus aliados precisam dar uma resposta aos erros do passado e terem posicionamento firme ao que tange a pauta ambiental para hoje e para amanhã. Não há cenário de combate à crise climática que vença se a Amazônia perder, e a salvação, não só da floresta mas da vida das milhares de pessoas que sofrem as consequências da falta de justiça climática, não está em promessa e discursos, e sim em escolhas práticas, especialmente as de quem está no poder. Infelizmente o que observo a partir das últimas semanas é que o único compromisso que Lula está mostrando é com um desenvolvimentismo ultrapassado e caduco.

Para além de bonitas palavras e cerimônias públicas, precisamos ver as escolhas deste governo por um desenvolvimento econômico aliado ao desenvolvimento ambiental, por matrizes energéticas mais eficientes e limpas e não o que vemos hoje, ações sem arcabouço legal, sem infraestrutura e desmontando órgãos fiscalizadores como Ibama. Por esse caminho tudo o que o governo vai conseguir é o bloqueio de todos os investimentos que temos negociado internacionalmente.

Enquanto os povos da floresta estão segurando o céu, ao isolar Marina, Sônia, o Ibama e nossa legislação ambiental, o governo escolhe a destruição de si e de nós. Não estou sendo alarmista nem exagerada, já que, ao escolher o fomento a combustíveis fósseis e a indústria automobilística, o governo escolhe pagar o preço da vida das pessoas num futuro bem próximo.

Aqui no Brasil temos um ditado que diz "Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço". Se esse desmonte se concretizar, o Brasil vai repetir a hipocrisia de outros países-sedes das COPs que simplesmente têm suas políticas na contramão do que o mundo precisa. É possível povo empregado, mais igualdade social com a floresta de pé, precisamos superar o destino que nos foi pregado há 500 anos.

Presidente, você pode fazer uma nova história, não escolha viver de passado e destruir o futuro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.