Pedro Luiz Passos

Empresário, conselheiro da Natura.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pedro Luiz Passos
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro Previdência

Sem reformas, país perderá mais uma oportunidade de retomar o crescimento

Já começam a surgir fissuras no quadro de expectativas positivas que vinha se formando

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Embora não representem a visão de futuro de que o país tanto necessita, as linhas gerais do governo Bolsonaro no campo econômico sinalizam uma lógica com início, meio e fim —partem de um cenário de estagnação, passam por um importante elenco de reformas e, se tudo correr bem, desembocam na retomada do crescimento em patamares razoáveis para a atual realidade.

A reforma da Previdência poderá funcionar como ponto de partida, com forte conteúdo simbólico de um processo mais amplo de ajustes nas contas públicas. O programa de concessões e privatizações pode colocar em curso um movimento de enxugamento do Estado, dotando-o de eficiência e criando oportunidades para a iniciativa privada. 

Já a reforma tributária implicará o necessário aumento da produtividade e da competitividade das empresas, complementada pela abertura da economia e pela aproximação ao fluxo de comércio global.

O ministro Paulo Guedes (Economia) participa de sessão da CCJ para explicar o projeto de reforma da Previdência
O ministro Paulo Guedes (Economia) participa de sessão da CCJ para explicar o projeto de reforma da Previdência - Pedro Ladeira - 3.abr.19/Folhapress

Somando a esse quadro propostas consistentes para demandas críticas da sociedade nas áreas de saúde, segurança e educação, até agora desconhecidas ou não formuladas, estará estabelecido o rumo que alicerça o otimismo e, por consequência, a expansão econômica.

Tal cenário já seria promissor. Mas, passados três meses da posse de Jair Bolsonaro, algumas fissuras começam a aparecer no quadro de expectativas positivas formadas a partir das eleições presidenciais, gerando dúvidas sobre a integridade da reforma da Previdência e a capacidade de articulação política do governo.

Seria prematuro tomar esses sinais como prenúncio de reversão dessa agenda. Mas, sem demonstrações cabais sobre o propósito de levar as reformas adiante, a vacilante recuperação da economia pode dar lugar a outro ciclo de retração.

Esse é um risco efetivo, devido ao vazio de lideranças que parece se ampliar a cada dia, ameaçando as esperanças dos brasileiros por um futuro mais promissor. 

Seria um fator adicional à crise institucional formada em passado recente e que ganhou vigor no início da atual gestão.

Alimentado por declarações ociosas, embates dispensáveis e polêmicas sem sentido, o mal-estar entre o Executivo e o Congresso trava decisões importantes e cria um sentimento de insegurança no empresariado, reprimindo os já tímidos níveis de investimentos no Brasil. 

É justamente do que não precisamos. Afinal, com a fragilidade das contas públicas, não se pode esperar que o Estado invista o capital necessário para recuperar a infraestrutura, fomentar a inovação e modernizar nossa indústria, entre outras dezenas de demandas urgentes.

O protagonismo caberá ao setor privado, que, por definição, só desempenha tal papel em um ambiente de negócios que reconheça e valorize o risco e o empreendedorismo, impelidos por uma visão de futuro que não se evapore ao primeiro sinal de crise. 

Cabe ao governo preservar as linhas gerais que pareciam orientar sua atuação na economia e colocar ordem na confusão em áreas críticas como educação e relações exteriores

O que menos se quer é que outra vez se confirme o vaticínio do brilhante economista, diplomata e político Roberto Campos, segundo o qual “o Brasil nunca perde uma oportunidade de perder oportunidades”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.