Preto Zezé

Presidente nacional da Cufa, fundador do Laboratório de Inovação Social e membro da Frente Nacional Antirracista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Preto Zezé
Descrição de chapéu desigualdade educacional

Negócios da favela em Harvard

Celso Athayde apresenta Favela Holding para 250 estudantes e empresários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Essa semana Celso Athayde levou a favela à Harvard Business School para 250 empresários e estudantes. Levou uma favela que, para além das suas necessidades de políticas públicas, apontou soluções nas áreas de comunicação, logística, negócios e gestão.

A Favela Holding foi a vitrine e o carro-chefe de um paradigma novo que pensa a favela não somente como consumidora passiva ou coadjuvante, mas como sócia e gestora dos negócios que geram receitas e compartilham oportunidades na base da pirâmide.

É nessa base que, muito antes de criarem termos novos como empreendedorismo, o povo já "fazia seus corres", "se virava", "dava seus pulos", ou seja, a favela já empreendia muito antes.

Celso Athayde durante visita a Harvard para apresentar a Favela Holding
Celso Athayde durante visita a Harvard para apresentar a Favela Holding - Reprodução

Um elemento a destacar é que a Holding, pilotada por Celso Athayde e agora sendo exibida como modelo em Harvard, inaugura um olhar diferenciado, onde os estudiosos e pesquisadores viram plateia e não palco, e são convidados a beber na fonte de quem faz na prática e na ponta.

Um dos grandes gargalos do nosso dia a dia é conseguir de um ecossistema de muitas ideias e projetos, e concretizá-lo na prática. No campo social, a Favela Holding rompe a ideia de dicotomia entre social e econômico, e vai além. Ela sugere que só haverá desenvolvimento social com geração de receita e compartilhamento da mesma na base de quem a gera.

Um exemplo é a Comunidade Door, empresa que atua em mais de 5.000 favelas, no nicho de comunicação e outdoors em favelas. Com ela, o morador da casa onde o outdoor é instalado recebe, o trabalhador que está na operação implantando os outdoors tem um percentual, o líder da favela também, e assim um ciclo virtuoso se instala onde os recursos gerados também circulam e permanecem dentro da própria favela.
A comunicação feita de forma direta e adaptada e com uma cartela de clientes públicos e privados de grande porte, como emissoras de TV, governos nas três esferas, empresas de streaming, bancos etc.

Forjado nas lutas sociais e nas ruas do Rio de Janeiro, onde migrou para ser camelô e depois o empreendedor do ano eleito pelo Fórum Econômico Mundial em Davos, Celso Athayde fundou a maior ONG de favelas que é a Cufa e criou a primeira holding com negócios de favela onde desafia um ambiente de serviços públicos reduzidos e precarizados e uma realidade de concentração de renda.

Ele sugere, através de modelos de negócios, um encontro de agendas centrais para um país faminto, sem emprego, onde a riqueza é centralizada na mãos de poucos. De pesquisado, Athayde passou a dar aulas num dos maiores centros de conhecimento da América. É a favela mostrando sua potência.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.