Raquel Landim

Jornalista especializada em economia, é autora de ‘Why Not’, sobre delação dos irmãos Batista e a história da JBS.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Raquel Landim
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Com ataque à educação, Bolsonaro deu força a opositores da reforma da Previdência

Governo conseguiu o que PT e PSOL não alcançaram: unir a esquerda e levar os estudantes às ruas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fazia tempo que o grupo de WhatsApp de pais da escola dos meus filhos não tinha um debate tão acirrado quanto o provocado pela greve dos professores e os protestos que se espalham pelo país nesta quarta-feira (15). E vale frisar que temas políticos são proibidos por ali.

Mais ou menos metade dos pais defendia as manifestações, porque se preocupa com a “plataforma” do presidente Jair Bolsonaro para a educação. Motivos não faltam: professores filmados em sala de aula, interferência no Enem, desprezo pelas ciências humanas, troca-troca de ministros e agora os cortes no orçamento.

A outra metade concordava com os pontos acima, mas estava indignada. Além do óbvio transtorno provocado nas escolas pela greve, o que mais incomodava era os professores colocarem a reforma da Previdência como um dos motivos da manifestação.

Afinal, diziam esses pais, a reforma da Previdência é fundamental para tirar o país do buraco, caso contrário os cortes de recursos para a educação vão aumentar ao invés de diminuírem. Não foram contestados pelos que apoiaram à greve.

O debate acima é um exemplo cristalino de mais um tiro no pé do governo Bolsonaro. Ao combater um suposto doutrinamento de esquerda na educação, os sucessivos ministros não conseguem entregar sequer um plano para os graves problemas que o Brasil enfrenta nessa área.

Confrontados pelas críticas, agem com a truculência que já se tornou uma marca dessa administração. O atual titular da pasta, Abraham Weintraub, disse em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo que cortaria o dinheiro das universidades que fazem “balbúrdia” ou “eventos ridículos”.

Bingo. Conseguiu o que PT e PSOL não alcançavam: unir a esquerda e levar os estudantes —sempre uma força política poderosa— às ruas. De quebra, abriu espaço para os professores, uma das categorias prejudicadas pela reforma da Previdência, dizerem que o ajuste nas contas faz parte do desmonte da educação. Realmente é de uma incompetência política assustadora.

Em tempo: enquanto Jair Bolsonaro diz no Texas (EUA) que os manifestantes espalhados por mais de uma centena de cidades do país são “idiotas úteis” e “massa de manobra”, seu vice, Hamilton Mourão, mais uma vez demonstra sensatez e reconhece que o governo não comunicou bem o contingenciamento de gastos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.