Reinaldo Azevedo

Jornalista, autor de “Máximas de um País Mínimo”

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Azevedo
Descrição de chapéu transição de governo

Em feito inédito, Lula obtém uma outra vitória e já governa

Futuro presidente paga até os calotes do desastrado governo Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sempre presto atenção às advertências muito severas feitas por colunistas desta Folha e de outros veículos sobre os males que aguardam o Brasil em razão de escolhas equivocadas que Luiz Inácio Lula da Silva já teria feito, e a PEC da Responsabilidade Orçamentária seria uma delas.

Divirjo com admiração — nem sempre, é verdade —, de braços dados com Romain Rolland: não permito que o "pessimismo da inteligência" meu e dos meus pares turve de todo o "otimismo da vontade". Não é raro que me encante com suas certezas tornadas sentenças, como se estivessem a ver o futuro além dos juros futuros.

Os presidentes do Senado e da Câmara, respectivamente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL) em sessão de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília - Ueslei Marcelino - 12.dez.22/Reuters

E eu cá, num mar de dúvidas, percebo que quase "não tenho par nisto tudo nesta terra". Espantam-me tanta destreza nas predições e a ousadia de anunciá-las.

Não me lembro de ter lido a previsão de que, 52 dias depois de vitória apertada, o líder petista, na condição de eleito, realizaria a proeza de aprovar a tal PEC ainda durante o plantão do governo derrotado — este que opera no modo "golpe, silêncio e lágrimas" —, o que garante ao futuro presidente condições mínimas de governabilidade, permitindo a correção de um Orçamento delinquente.

Há mais: o texto autoriza também que se fechem as contas da atual gestão. Quem nem assumiu o cargo arca com a fatura do caloteiro fiscal e institucional ainda no poder. Já viram isso antes?

Contradita: "O PT teve de recorrer aos préstimos de Arthur Lira (PP-AL), o verdadeiro vitorioso, para conseguir aprovar a emenda". Fato. Qual a alternativa? Cuidado com a "Síndrome de Fausto", o vivente incapaz de reconhecer algo de novo sob o sol, daí seu tédio agressivo, que o tornou vulnerável às tentações do capeta.

O empoderamento do Congresso além do razoável num regime presidencialista, tratei do assunto na semana passada, não veio do nada. É fruto de uma má experiência que tem de ser vencida pela política, o que não depende apenas da disposição subjetiva do líder e de suas virtudes de convencimento.

A exemplo de todos nós, ele está sujeito a fatores que não são só de sua escolha. É assim para o mal, mas também para o bem: nesse caso, foi o STF, no exercício estrito de suas competências, a desatar os nós que impediam a aprovação da PEC da Responsabilidade Orçamentária e condenavam o país às vicissitudes de um governo moribundo.

Encerra-se um ciclo em que Bolsonaro se entendeu com o centrão, dando-lhe de bandeja o orçamento secreto, para que ele próprio pudesse, livre de riscos, pregar golpe de estado; corroer as instituições; atentar contra o pacto civilizatório; fazer pouco caso da ciência; fomentar milícias privadas; empurrar os brasileiros para a morte com seu discurso doidivanas contra a vacina. Tinha-se, por óbvio, um manejo nefasto dessa turma — que está aí, em suas várias configurações, disponível para ser "hegemonizada" desde a Constituinte.

Se esse mesmo centrão, com sua vocação inequívoca para a chantagem — e que não tem como ser enfrentado por decreto ou Medida Provisória —, pode ser direcionado para que se garanta o pagamento do Bolsa Família; para que se recomponha a dotação da Saúde; para que se vença a estupidez dispensada à Educação; para que se supere a indigência a que se relegou o Minha Casa, Minha Vida, então o meu otimismo possível lembra que algo se moveu.

"A vitória de Lula é amarga; ele ganhou licença de um ano apenas para furar o teto". Errado. Conquistou no Congresso a autorização para apresentar uma nova âncora por Lei Complementar, mesmo instrumento que deu à luz a Lei de Responsabilidade Fiscal, note-se.

"Mas e a farra com recursos públicos, conforme a denúncia dos varões e varoas de Plutarco de Valdemar Costa Neto e do Novo, esses arautos do Evangelho Fiscal?" Parte do berreiro é matemática criativa, a misturar extrateto, receitas extraordinárias, grana esquecida no PIS-Pasep (nem dinheiro público é), doações a universidades (idem)... "Lula tem de cortar gastos", insistem. Um pouco de pudor! Por ora, ele está pagando as contas de Bolsonaro.

O pessimismo da inteligência, para ser virtuoso, há de se distinguir dos maneirismos da má vontade, do mero discurso ideológico e do papo de especuladores e de suas tentações influentes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.