Reinaldo José Lopes

Jornalista especializado em biologia e arqueologia, autor de "1499: O Brasil Antes de Cabral".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo José Lopes
Descrição de chapéu marco temporal COP28

Floresta protegida por indígenas garante chuva e temperaturas decentes para agronegócio suicida

Povos indígenas são um dos últimos anteparos que impedem o agro brasileiro de arrancar os próprios pés com uma motosserra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É uma coincidência macabra que, na mesma semana de mais uma onda de calor "atípico" em território brasileiro —a nona deste ano—, tenham acontecido duas outras coisas:

1) A derrubada, no Congresso, dos vetos presidenciais ao projeto do marco temporal para a demarcação de terras indígenas;

2) A conclusão pífia da COP28, última edição das conferências climáticas da ONU, com avanços apenas simbólicos para o controle da queima de combustíveis fósseis e da crise climática causada por eles.

Há, é claro, um fio de desgraça, como se tecido por uma aranha infernal, a conectar os três fatos, mostrando que "coincidência" não é bem o que está acontecendo.

Imagem apresenta a silhueta de uma pessoa usando um cocar composto por penas longas que se espalham para fora. A pessoa está em pé de perfil contra um céu crepuscular que é um gradiente de cores, indo de um azul claro a tons suaves de laranja e amarelo no horizonte. Ao fundo, pode-se ver a silhueta de um prédio moderno com um par de torres verticais, sugerindo um contraste entre elementos culturais tradicionais e arquitetura contemporânea. O primeiro plano está escurecido, com o contorno do que parece ser um campo gramado, e há outras silhuetas não identificáveis ao longe, que podem ser outras pessoas ou objetos
Indígena em acampamento no gramado da Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, durante o Acampamento Terra Livre - Pedro Ladeira - 24.abr.2019/Folhapress

A trama que liga os três eventos pode ser resumida da seguinte maneira: por uma ironia cruel, os povos indígenas do Brasil são um dos últimos anteparos que impedem o agronegócio brasileiro de arrancar os próprios pés com uma motosserra. Que o "agro ogro" esteja tão ávido por provocar a própria amputação não torna essa afirmação menos verdadeira.

Todo brasileiro deveria estar careca de saber o que esta Folha mostrou em reportagem de alguns meses atrás, e que inúmeros estudos já tinham constatado: a demarcação de terras indígenas tem forte impacto positivo no controle do desmatamento.

Enquanto cerca de um quarto do bioma amazônico já foi desmatado fora dos territórios oficialmente destinados aos povos originários, o número é de apenas 1,5% dentro das terras indígenas. Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é a categoria de terras mais preservada, mesmo quando comparada a áreas protegidas exclusivamente voltadas para a proteção da biodiversidade.

Isso não está sob discussão: é fato. Outro fato incontornável é que, além da emergência climática que tem origem e efeitos globais, o clima amazônico —e, por tabela, de boa parte do resto do Brasil e da América do Sul— está mudando graças a fatores que são locais e regionais.

A presença da floresta molda a temperatura e os níveis de chuva da região, em parte porque ela recicla a própria umidade em forma de nuvens. Retirar a floresta equivale a diminuir consideravelmente as chuvas da amazônia, e ao mesmo tempo, a aumentar a temperatura local e regional —dependendo da taxa de desmatamento no entorno, em até 4°C, conforme mostrou estudo também noticiado pela Folha.

Não é preciso ter doutorado em agronomia para perceber que alterações desse tipo têm potencial desastroso para qualquer forma de agricultura em larga escala, em especial quando se considera o impacto adicional dos outros processos de mudança climática e pancadas como a intensidade do atual El Niño. Afinal de contas, não dá para cobrir milhões de hectares de soja com uma redoma de ar condicionado.

O bizarro, portanto, é que o agronegócio brasileiro continue de bocarra tão aberta para devorar terras ainda pouco devastadas, em especial quando já estão pedindo socorro ao erário por conta das ondas de calor deste ano. Seria mais barato —inclusive para os bolsos de todos os brasileiros— se elas ajudassem a garantir que o desmatamento não avance e inclusive apoiassem a demarcação de mais terras indígenas. Garantiriam, assim, no mínimo, um suprimento mais seguro de recursos hídricos para si próprios.

O fato de que os congressistas embolsados pelo agro não o fazem indica que, debaixo da pele modernosa de quem se diz "pop", "tech" e "tudo", encontraremos o exoesqueleto de gafanhotos. Não são agricultores: são mineradores, dispostos a deixar voçorocas atrás de si com a velocidade mais rápida possível. Seu modelo de negócios é encher a conta bancária de seus filhos, empobrecendo os nossos netos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.