Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça

Mulheres também podem ser ídolos do futebol

Cristiane ganhou projeção nacional após ser artilheira do Brasil na Copa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Muita gente que viu Cristiane brilhando na Copa do Mundo, fazendo três gols na estreia da seleção brasileira, não sabia muito bem quem era ela. O próprio Google mostrou - as buscas pelo nome dela aumentaram 7.800% naquele dia. O Brasil “descobriu” mais uma craque do seu futebol e muitas outras foram descobertas ao longo da competição.

 
O que muitos desses que se admiraram com o talento das brasileiras na Copa não sabem é que podemos ver algumas delas aqui pertinho. Cristiane, a artilheira do Brasil nesse Mundial, é uma delas. Desde o início deste ano, ela joga no São Paulo. Eu apostaria que ainda tem muito são-paulino que não sabia disso.

Nesta semana, houve uma boa oportunidade para descobrirem. O noticiário foi todo voltado para a apresentação de Daniel Alves no São Paulo. 

No evento, entre as mensagens enviadas por ídolos tricolores e amigos de Daniel - de Casemiro a Miranda, de Suárez a Messi - havia uma mulher ali. Uma ídolA (com o perdão da licença poética para “criar” o substantivo feminino aqui) do futebol - e do São Paulo também. Cristiane fez um vídeo de boas-vindas ao lateral e, naquele momento, um Morumbi inteiro com 45 mil pessoas gritou o nome dela.
 
“É, Cristiane! É, Cristiane!”, o estádio vibrou em uníssono. Mais do que por Messi, mais do que por Suárez, a torcida do São Paulo vibrou por uma “ídolA” que veste a camisa tricolor. Um momento que passou em branco por toda a imprensa que cobria o evento, mas que é um tanto simbólico e precisa ser registrado. 

Não é todo dia que 45 mil pessoas gritam o nome de uma mulher no futebol. Não é todo dia que um clube lembra de uma jogadora no momento em que todos os holofotes estão no time masculino, com seu reforço recém-chegado.
 
Ações como essa são importantes para aproximar o torcedor do time feminino. O futebol dos homens já tem uma cultura centenária pré-estabelecida, mas o das mulheres ainda precisa criar seus laços, seus vínculos com as grandes torcidas. E a Copa já mostrou o potencial que esse esporte tem: a audiência para os jogos delas foi histórica no Brasil. 

Quando existe essa integração do futebol masculino e feminino dentro do mesmo clube, todo mundo sai ganhando.
 
Tem corintiano, por exemplo, que não sabe que o time feminino do Corinthians não perde desde o dia 27 de março e chegou à marca de 24 vitórias consecutivas (igualando recorde do Coritiba no futebol brasileiro). A Tamires, lateral esquerda que brilhou pela seleção na Copa, veste a camisa alvinegra e já tem distribuído assistências pelo clube no Brasileiro. As zagueiras Erika e Monica, da seleção, também jogam lá.
 
Tem flamenguista que não sabe que o Flamengo teve a chance de disputar a Libertadores feminina neste ano, mas abdicou dela. Tudo porque o clube só dá a camisa para o time da Marinha disputar as competições, e a decisão dela foi disputar os Jogos Mundiais Militares na mesma data.
 
E tem cruzeirense lamentando a fase ruim do time no masculino sem saber que no feminino as “Cabulosas” são só alegria, finalistas da série A2, com vaga garantida na A1 e 10 vitórias nos últimos 11 jogos.
 
Tudo isso para dizer que o futebol é uma paixão única e, se passamos a vida admirando os jogadores do nosso time, hoje podemos também admirar (e valorizar) as craques que vestem a mesma camisa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.