Renato Terra

Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renato Terra

Bandido bom é bandido outro

Como funciona a Ditadura do Umbigo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na Terra Plana, o umbigo é o centro do universo. A vida em duas dimensões permite enxergar apenas um mundo dividido entre o umbigo e a censura. Tudo o que não corresponde ao umbigo é censura.

A Ditadura do Umbigo tem apenas uma lei: tudo o que não é umbigo tá errado.

A polícia e todas as forças repressoras foram criadas para atender ao umbigo. O sistema prisional taí pra afastar e maltratar o outro. A sociedade deve se movimentar para criar uma área VIP em volta do umbigo. Não há fome, miséria, violência, genocídio. Direitos humanos só existem para atender ao umbigo.

Toda lei, convenção social ou instituição que não esteja subordinada ao umbigo tá errada.

Bandido bom é bandido outro. O castigo para o bandido é proporcional ao diâmetro do umbigo: quanto mais distante do centro umbilical, maior a pena.

Sobre um fundo laranja há filas e colunas organizadas de buraquinhos vermelhos conectados por fios azuis
Ilustração de Débora Gonzales para a coluna de Renato Terra de 12.jan.2023 - Débora Gonzales

A gestação do bolsonarismo fez nascer um cordão umbilical que liga os bebezões semelhantes. Unidos pelos umbigos, todos recebem nutrientes eugenistas diariamente. Quando estão fortes e alimentados, dormem tranquilamente desejando que o outro seja aniquilado.

Quando dizem "Supremo é o povo", por exemplo, os umbiguistas são incapazes de enxergar que há outras pessoas que compõem o povo. Para eles, o "povo" é apenas quem está unido pelo cordão umbilical.

O maior inimigo da Ditadura do Umbigo, no entanto, é a realidade. Por incrível que pareça, os fatos mostram a existência de outras pessoas no âmbito do "povo". Algumas dessas pessoas, pasmem, não acreditam que o umbigo seja o centro do universo. E pior ainda: todas as evidências mostram que as outras pessoas que compõem o "povo" escolheram outro presidente.

Ato na avenida Paulista, em São Paulo, em defesa da democracia e pela punição dos golpistas envolvidos na invasão dos três Poderes - Bruno Santos - 9.jan.2023/Folhapress

Mas existe uma revelação que dará um nó na cabeça dos umbiguistas: vigora um sistema, ainda que imperfeito, que tenta contemplar o desejo da maioria —e que inclui os umbiguistas. É na democracia que justamente "Supremo é o povo".

Mas como antecipou o filósofo: o umbigo é o lobo do umbigo.

O umbiguismo chega ao devaneio inacreditável de querer subordinar uma ditadura a cada umbigo. Cada habitante da Terra Plana acredita que, uma vez empossado, o ditador vai agir como um funcionário subordinado. E que vai atender ao seu umbigo.

A ironia é cruel: quem enxerga o mundo pelo orifício abdominal jamais conseguirá ver que a Ditadura do Umbigo decretará o fim do umbiguismo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.