Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira
Descrição de chapéu

Droga é você

O ministro da Educação não sabe como uma metáfora funciona

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estamos sempre a aprender. Da próxima vez que um político prometer tirar os traficantes das ruas, a gente deve responder: "De acordo, mas tirar das ruas para colocar onde? Se for na prisão, acho bem; se é para pôr no avião presidencial já não parece tão interessante". 

Mas talvez a culpa seja nossa, porque não entendemos nada de política. 

O Brasil tinha um problema de corrupção envolvendo gente ligada ao governo. Agora tem um problema de tráfico de droga envolvendo gente ligada ao governo. O primeiro problema ficou resolvido. A imprensa internacional já esqueceu a questão da corrupção. Só fala nos 39 quilos de cocaína

Há uma coisa que não me sai da cabeça. Por que 39 quilos? Por que 39, especificamente? Cinco gramas é para consumo; meio quilo é para vender; 39 quilos é para começar um império. 

Não há dúvida de que estamos perante um empreendedor. E corajoso. Uma coisa é levar um quilo de cocaína na mochila. "Trouxe o almoço aí, meu sargento?" Outra coisa são 39 quilos. "Trouxe 39 almoços? Quantas semanas vamos passar em Sevilha, sargento?" E, no entanto, ninguém desconfiou. 

Talvez isso tenha a ver com o número: 39. Nem mais nem menos. Imagino o sargento na hora de fazer a mala, colocando os pacotes: "37, 38, 39. E chega. 40 seria um exagero. Nada de ganância. Trinta e nove é o número certo".

Entretanto, o ministro da Educação fez uma piada com o caso, e foi criticado injustamente, porque as pessoas criticaram-no por ele ter feito a piada, e não por a piada ser muito má. 

Ele disse: "No passado o avião presidencial já transportou drogas em maior quantidade. Alguém sabe o peso do Lula ou da Dilma?". 

Talvez por conviver demasiado com alunos do ensino básico, o ministro da Educação optou pela estafada estratégia "não, uma droga é você". 

Creio que todos esperávamos alguma coisa menos infantil. Além de que a comparação não é inteligente. Como assim, o Lula e a Dilma são cocaína? Quer dizer que são um produto muito valioso e cobiçado porque dá prazer e energia aos outros? 

Essa talvez seja a conclusão mais triste deste caso: o ministro da Educação não sabe como uma metáfora funciona.

Ilustração
Luiza Pannunzio

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.