Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Ou podemos rir de tudo ou não podemos rir de nada, sem abrir exceções

Um dos principais motivos de discórdia é o fato de muita gente ter uma ideia errada do riso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A viagem já vai longa quando Jacques, o fatalista, confessa ao amo a sua ambição: rir de tudo.

Ele acha que assim se livraria de preocupações e de necessidades, conseguiria se tornar perfeito senhor de si mesmo e se sentiria tão bem com a cabeça encostada à esquina da rua como num bom travesseiro. Em sentido contrário, são Basílio de Cesareia disse que não era permitido rir de nada.

Estou convencido de duas coisas: primeiro, que a razão pela qual são Basílio propõe que não seja possível rir de nada é precisamente a mesma razão pela qual Jacques deseja rir de tudo; segundo, que, no que toca ao riso, só existem essas duas posições radicais. Não creio que haja meio-termo. Ou defendemos que é possível rir de tudo ou defendemos que não é possível rir de nada.

A partir do momento em que a gente abre uma exceção ("podemos rir de tudo exceto disto" ou "não podemos rir de nada exceto daquilo"), deixa de ser possível sustentar a posição. O mesmo argumento que valida uma exceção sanciona todas as outras.

Ilustração de bebê sorrindo deitado enquanto segura um dos pés com a mão
Luiza Pannunzio

Por exemplo: podemos rir de tudo exceto do sagrado. Que sagrado? Deus? Só um deus ou todos os deuses? Não podemos rir de Poseidon? E aquelas pessoas que não são crentes mas para as quais outras coisas são sagradas —coisas tão diferentes como a família, o país, o vôlei de praia?

Um dos principais motivos desta discórdia é o fato de muita gente ter uma ideia errada do riso. Por exemplo, há muita gente convencida de que rir é o contrário de chorar. Não é, não. Rir e chorar são vizinhos, talvez mesmo parentes. Por vezes até ocorrem ao mesmo tempo. Ambos funcionam como a válvula da panela de pressão.

O contrário de rir é não rir. Estar sério. Acumular tensão. É bastante importante entender isso. A mesma coisa, dita num discurso sério ou num discurso não sério, tem valores diferentes.

Assim como as coisas que se dizem na cama. Não é possível citar o que foi dito na cama como se tivesse sido dito no salão. O riso pode ser agressivo, claro. Mas, mesmo quando é, trata-se de uma agressividade especial —o que é frequentemente esquecido.

Até Samuel Butler, autor de sátiras, relacionou o riso com a agressividade pura, assinalando que não é possível rir sem mostrar os dentes. É falso, no entanto. Os bebês conseguem fazê-lo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.