Tatiana Prazeres

Executiva na área de relações internacionais e comércio exterior, trabalhou na China entre 2019 e 2021

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tatiana Prazeres
Descrição de chapéu China Ásia Brics

Se as mulheres têm mérito, a meritocracia chinesa tem um problemão

No comitê permanente do Politburo, topo da pirâmide de poder na China, nunca houve uma representante do sexo feminino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todo entusiasta do modelo político chinês exalta a meritocracia como uma de suas grandes virtudes.

De fato, a ideia de competição e recompensa pelo mérito são conceitos altamente arraigados na sociedade chinesa e, principalmente, no sistema político vigente.

Governadores de províncias, por exemplo, travam concorrência acirrada. Disputam investimentos, projetos vistosos, além do cumprimento de metas como crescimento do PIB e redução de emissões de CO2.

Líderes e delegados da China participam da cerimônia de encerramento do Congresso Nacional do Povo, em Pequim
Líderes e delegados da China participam da cerimônia de encerramento do Congresso Nacional do Povo, em Pequim - Leo Ramirez - 11.mar.22/AFP

Na ausência de eleições para determinar o futuro político de um governador, teoricamente é o seu desempenho que determina se passará a chefiar uma província maior, um ministério importante, uma grande estatal —ou se ficará pelo caminho.

A legitimidade do modelo político chinês é com frequência associada à capacidade de o governo entregar resultados. Sem o voto popular, a tal legitimidade pelo desempenho relaciona-se à seleção e à promoção dos quadros do Estado-partido com base em mérito.

Enquanto a ideia de meritocracia é desmistificada em muitas partes, as autoridades chinesas se apegam a ela com gosto, porque o conceito está na base da construção política do país. As lideranças se preocupam, no entanto, com dois problemas capazes de corroer a confiança dos indivíduos na lógica do merecimento.

Em primeiro lugar, há a corrupção: se as decisões (e as promoções, em particular) forem contaminadas, a função legitimadora da meritocracia cai por terra. Depois, há o crescimento da desigualdade: se o acesso a oportunidades for desigual, a meritocracia vira argumento de fachada. Não por acaso, esses dois temas são prioritários para Pequim.

Os céticos da meritocracia chinesa ressaltarão que, além desses problemas, as engrenagens da política são movidas a "guanxi" —conexões pessoais, relacionamentos. Destacarão que alguns filhos de personagens históricos do partido ocupam hoje posições importantes.

Dirão que o fenômeno dos chamados pequenos príncipes relativiza o fator do mérito na ascensão política. Mesmo tendo seguido o script para chegar ao topo, o próprio Xi Jinping é filho de um ex-vice premiê da China, Xi Zhongxun, lembrarão os críticos.

A grande ameaça à credibilidade da meritocracia chinesa, no entanto, é capturada em imagens públicas. Naquelas grandes reuniões políticas importantes, apenas com esforço localizam-se mulheres. Elas representam 8% dos 371 membros do Comitê Central do Partido Comunista, indica um levantamento do Congresso americano.

No todo-poderoso Politburo, composto por 25 membros, apenas seis mulheres já tiveram assento em mais de 70 anos de regime —e três delas eram esposas de líderes. Hoje, há uma mulher no grupo, a vice-premiê Sun Chunlan. No topo da pirâmide de poder na China, o grupo de sete membros do comitê permanente do Politburo, nunca houve uma mulher. Dos 26 ministros na China hoje, todos são homens, aponta o levantamento.

As mulheres chinesas são sub-representadas na política —como é o caso mundo afora, responderá o entusiasta do modelo de Pequim. Mas a questão é que democracias não pretendem se justificar com base no mérito.

A baixa presença das mulheres em cargos de comando na China decorre sobretudo das escolhas do próprio partido. O Partido Comunista Chinês conta com 95 milhões de pessoas, e elas respondem por cerca de 30% de seus membros. Não deveriam faltar mulheres.

É difícil conciliar a ideia de seleção meritocrática com o fato de que, quanto mais importante e seleto o foro político, menos mulheres há nele. Se as mulheres têm mérito, a meritocracia chinesa tem um problemão.

Neste ano em que Xi Jinping busca assegurar seu terceiro mandato, haverá mudanças em posições-chave do país. Resta saber se, nas imagens do novo Politburo, será mais fácil encontrar uma mulher.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.