Descrição de chapéu China Ásia

Partido Comunista Chinês deve reforçar comando de Xi em rara 'resolução histórica'

Legenda faz plenária para incorporar às estruturas do país doutrina do líder do regime, que busca terceiro mandato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A plenária do Partido Comunista Chinês é um evento recorrente: são sete por ciclo de governo. Esta legislatura, no governo desde 2017, dá início nesta segunda-feira (8) a sua sexta reunião executiva do tipo. O encontro reúne cerca de 200 membros da legenda com direito a voto, mais cerca de 170 não votantes, para discutir os rumos do país.

Mas duas palavras chamaram especial atenção para o evento deste ano: o anúncio de que o plenário vai discutir uma "resolução histórica".

Isso porque em apenas duas ocasiões em 100 anos de existência o partido, que comanda um dos países mais poderosos do mundo, aprovou algo com esse nome —ainda que as reuniões tenham tomado decisões relevantes, como a que, em 2015, aboliu a política do filho único.

Discurso do líder chinês Xi Jinping é exibido na cerimônia de abertura de feira de exportações em Xangai - AFP

Na primeira resolução histórica, em 1945, em plena guerra contra o Japão, a legenda afastou correntes ideológicas dissidentes e definiu que se guiaria sob a liderança de Mao Tse-tung.

Na segunda, em 1981, sob Deng Xiaoping o plenário decidiu que passaria a condenar a Revolução Cultural do mesmo Mao, que perseguiu dissidentes, baniu tudo o que via como relacionado à burguesia e mergulhou o país no caos.

Não é trivial que a terceira resolução do tipo, discutida nos próximos dias sob o comando de Xi Jinping, venha depois de duas aprovadas durante os regimes dos nomes mais importantes da história moderna do país: Mao, que implementou o sistema comunista, e Deng, que promoveu a abertura comercial que levaria a China ao status de potência econômica de hoje.

Agora, Xi também quer revisar a história a seu favor —e de olho no futuro. Uma revisão que "explicite como o PC Chinês desempenhou um papel positivo nos últimos 100 anos e que pode elevar o Pensamento Xi Jinping [doutrina teórica do atual líder] ao status de ideologia [oficial] do país", diz Steve Tsang, diretor do Instituto da China da Universidade de Londres.

A resolução histórica "estabelece uma visão oficial do desenvolvimento histórico e irá incorporar ainda mais a liderança pessoal e a agenda política de Xi", explica o analista Neil Thomas, especialista em China da consultoria política americana Eurasia Group.

A um ano do 20º Congresso do Partido Comunista, a ideia é pavimentar o caminho do líder mais forte do regime desde Mao para um terceiro mandato presidencial, depois que o país aboliu os limites para reeleição, em 2018.

"Na história cultural chinesa, um 'líder forte' é muito importante na trajetória de desenvolvimento, tanto política quanto econômica e socialmente", diz o cientista político Li Xing, professor da Universidade de Aalborg, na Dinamarca.

Por isso, Mao, Deng e Xi foram os homens mais poderosos de suas eras e quiseram deixar isso claro. E o atual chefe tem sido legitimado: mesmo as pesquisas de opinião conduzidas por órgãos ocidentais indicam que o regime comunista chinês sob ele apresenta os mais altos níveis de aprovação entre a população, aponta Xing.

Embora já haja um rascunho pronto para ser aprovado, segundo a Xinhua, agência de notícias oficial, o texto da resolução histórica só deve vir a público ao final da plenária, na quinta (11).

De acordo com a agência, o Comitê Central do partido organizou um simpósio com indivíduos não filiados e representantes do mercado —como a All-China, federação da indústria e do comércio—, cujas "visões e sugestões foram absorvidas no documento".

Comunicado oficial divulgado após o simpósio, porém, dá sugestões do que o texto final da plenária deve trazer. Há toda a retórica dos últimos anos do governo Xi, que elevou o tom contra potências ocidentais, no que alguns analistas dizem que pode levar a uma espécie de nova Guerra Fria. O comunicado diz, por exemplo, que "o povo chinês que foi subjugado e vítima de bullying tem se erguido nos tempos atuais" e "avançado em direção à modernização".

O texto cita ex-líderes do regime, incluindo Jiang Zemin e Hu Jintao, ao dizer que os comunistas levaram "pessoas de todos os grupos étnicos a alcançar um progresso vital" —um grande calo do regime sob a ótica internacional é a repressão à minoria dos uigures, no oeste do país. Em outra referência, o comunicado diz que "o partido deve sempre mobilizar e liderar pessoas de todos os grupos étnicos a trabalhar incansavelmente para realizar suas aspirações por uma vida melhor".

No encontro que ajudou a elaborar o rascunho da resolução, o partido pediu que os membros "demonstrem mais vigilância e sempre estejam preparados para um potencial perigo, mesmo em tempos de calma".

Tensões militares entre a China e seus rivais militares têm escalado a níveis inéditos, com a autonomia de Taiwan no centro da questão —os comunistas consideram a ilha uma província rebelde, mas na prática ela tem independência do continente, ainda que sem reconhecimento internacional.

Não faltam exercícios militares de um lado e manifestações de apoio de rivais ocidentais de outro. Ainda que provavelmente esse não seja o foco principal da plenária, é provável que o assunto entre em discussão, segundo Neil Thomas.

"A terceira resolução histórica provavelmente vai reafirmar a missão histórica do Partido Comunista de alcançar a 'unificação' com Taiwan e citar a mudança no ambiente internacional, com os EUA se tornando cada vez mais hostis à China, como uma das razões pelas quais o partido precisa manter um líder forte como Xi", diz.

É nesse contexto que se inserem os esforços do líder atual para cravar sua doutrina nas bases da República Popular da China, reforçar sua autoridade e garantir o terceiro mandato.

Para o jornalista chinês Deng Yuwen, ex-editor de um jornal do partido e hoje crítico do regime, aprovar uma nova resolução histórica pode ser um movimento arriscado para Xi. Em artigo publicado pela versão chinesa da Deutsche Welle, o dissidente sustenta que o movimento pode revelar inseguranças do líder e, se for malsucedido, "pode minar [sua força] entre partidários mais céticos, que não são poucos, inclusive nos níveis mais altos".

Na mesma linha, Thomas afirma que "por mais que seja muito poderoso, Xi ainda precisa fazer o jogo político e manter seus aliados ao seu lado, porque opera dentro da estrutura organizacional do partido".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.