Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana
Descrição de chapéu receitas alimentação

Que tal transformar folhas esquecidas na geladeira num belo prato de massa?

Receita é prática, nutritiva e aproveita o que seria desperdiçado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Qual é a mãe que não espera voltar da primeira viagem a sós com o seu bebê e ver a geladeira cheia? Não seria essa uma das melhores declarações de amor? Um grito de saudades escondido entre morangos e potes de iogurte de soja?

Por favor, não riam desta mãe de primeira viagem que abriu a porta da geladeira e não encontrou nada além de folhas verdes soterradas por um saco de pão duro. Reconheci aquelas sobreviventes: umas quatro folhas de acelga, um molho de espinafre, o maço de couve, as ramas arrancadas da cenoura. Todas elas já estavam ali quando deixei o apartamento, quase duas semanas antes.

E o que fazer quando a vida não te dá nem mesmo limões? Um molho de todos os verdes! Acredite: folhas ligeiramente tostadas e cozidas na água da massa e trituradas com castanha de caju resultam num molho sedoso e reconfortante. É um ótimo jeito de consumir mais folhas verdes escuras —além de aproveitar aquilo que já temos na geladeira.

Fusili com sobras de folhas verdes da geladeira, receita de Luisa Mafei
Fusili com sobras de folhas verdes da geladeira, receita de Luisa Mafei - Luisa Mafei

Para ser transformada num creme, a castanha de caju deve ser deixada de molho por seis horas, mas podemos acelerar essa etapa fervendo a oleaginosa por 15 minutos. Se for crua e sem sal, melhor, mas, como essa é uma receita sem grandes preciosismos, é possível usar a torrada e com sal —nesse caso, ferva a castanha por mais 5 minutos.

O toque fresco do molho fica por conta da salsa e do manjericão. A geladeira estava vazia, mas as ervas aromáticas, bem cuidadas. Ao cortar os temperos verdejantes para a receita, olhei para a casa além da geladeira. As plantas estavam todas vivas. Tivesse eu ficado sozinha com elas, não teriam resistido.


MASSA COM FOLHAS ESQUECIDAS E CAJU

Ingredientes

500 g de fusili ou de outra massa curta

350 g de verdes da geladeira (espinafre, acelga, couve, ramas de cenoura, escarola, chicória… aproveite o que tiver em casa!)

25 g de manjericão fresco

25 g de salsa fresca (inclusive os talos).

1 xícara de castanhas de caju cruas e sem sal

5 dentes de alho

Azeite, sal e pimenta preta, o quanto baste


Modo de preparo

  1. Leve a massa para cozinhar em água abundante e bem temperada com sal.

  2. Pique os dentes de alho e leve para refogar numa frigideira grande. Corte os verdes e junte na frigideira. Deixe tostar antes de mexer. Mexa de tempos em tempos, para que todas as folhas entrem em contato com o calor e fiquem tostadas. Adicione duas xícaras da água do cozimento da massa, diminua o lume e deixe as folhas cozinharem por 5 minutos.

  3. Ferva os cajus por 15 minutos, escorra e coloque no copo do liquidificador. Junte as folhas com a água do cozimento da massa. Adicione a salsa (aproveite os talos!) e o manjericão. Triture até obter um molho liso e sedoso. Misture o molho na massa e sirva imediatamente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.