Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Futebol

Na Copa, aumenta o número de torcedores e de comentaristas, nas ruas e na TV

Até os corruptos, que roubam o dinheiro público, vibram enrolados à bandeira nacional

Segundo pesquisas, a maioria dos brasileiros não se interessa por futebol. Dos que acompanham de perto, a maior parte prefere assistir ao jogo de seu clube ao da seleção. 

Porém, na Copa do Mundo, grande número dos que não estão nem aí para o futebol assiste às partidas e torce pelo Brasil.

Até os corruptos, que roubam o dinheiro público, vibram com a seleção, enrolados à bandeira nacional.

Muitos acham que a Copa está fria, já que faltam menos de 20 dias para a bola rolar. Ainda é cedo.

Por outro lado, como o Brasil vive uma grande instabilidade, é ano de eleição, e, todos os dias, há notícias de uma nova prisão, de um novo corrupto e de muita violência, muitos ficarão divididos entre a Copa e os noticiários político e policial.

No Mundial, aumenta também o número de comentaristas, nas ruas, nos botequins, nos programas esportivos, nas transmissões das partidas e em todos os tipos de mídia. Alguns, apenas porque são famosos. 

Ainda bem que existe o controle remoto. Outros, mesmo que não trabalhem no futebol, vão enriquecer as análises e discussões, pois, além de acompanharem e entenderem, não são viciados no futebolês, nos clichês e nos lugares-comuns.

Na Copa, vou escrever de minha casa. Poderei ver todas as partidas, e não apenas as do Brasil, além de acompanhar os noticiários. Como todo ouvinte, leitor e telespectador, seleciono o que quero. 

Se, diariamente, nos programas esportivos, dão enorme importância a muitas coisas que não têm nenhuma importância, imagine no Mundial.

Aumenta também, na Copa, o número de comentários prontos. Bastou o Corinthians perder, para dizerem que faltou o centroavante. Se o time não for bem nos próximos jogos, está pronto o comentário de que o novo e jovem treinador Osmar Loss segue o modelo de Carille, mas não é um bom gestor.

Neste período de Copa, proliferam os comerciais com personagens da seleção. Há até de empresa farmacêutica. Os garotos-propaganda são, quase sempre, Tite e Neymar. No início, era interessante, mas, agora, acho uma chatice os sermões do profeta Tite. Gosto mais do treinador.

Continuo na dúvida se Tite vai escalar uma equipe no primeiro jogo e mantê-la, se tudo correr bem, ou se vai usar duas formações táticas, como ocorreu nos amistosos contra a Rússia e a Alemanha.

Uma, na primeira fase, contra equipes inferiores e retrancadas, com Coutinho pelo centro, e outra, contra adversários fortes, nos jogos mata-mata, com Fernandinho ou Renato Augusto, ao lado de Casemiro e de Paulinho. Coutinho passaria a atuar pela direita, no lugar de Willian.

Poderemos analisar e prever os detalhes técnicos e táticos das seleções na Copa, mas, certamente, haverá imprevistos.

Acaso não é sorte nem mistério. São fatos comuns, mas que não sabemos onde ou quando vão ocorrer. O acaso não torce.

Em um instante, um grave erro da arbitragem, uma expulsão, uma bola perdida e desviada, uma dor de cotovelo, um pensamento triste, mudam a história do jogo e do campeonato.

Será que, no futuro —se é que já não existem—, computadores vão calcular, estatisticamente, as chances de um imprevisto acontecer, como Neymar, diante do goleiro, furar e perder o gol, Alisson tomar um frangaço, Danilo driblar vários jogadores e fazer um gol de placa, Taison marcar o gol do título e tantos outros acasos?

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.