Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Mundial de Clubes 2019

Desafio do Flamengo será melhorar defesa sem alterar jogo ofensivo

Como disse Filipe Luís, Liverpool é superior, mas em um jogo há boas chances de vencer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Flamengo não foi tão intenso, não pressionou e recuperou rapidamente a bola, deixou o Al-Hilal trocar passes, fazer um gol e criar outras chances, mas, no segundo tempo, melhorou e mostrou sua superioridade, além de aproveitar os enormes espaços deixados pelo adversário, um time que trata bem a bola, mas deixa demais a outra equipe jogar.

Nesta quarta (18), o Liverpool enfrenta o Monterrey e, se ganhar, joga a final de sábado contra o Flamengo. Klopp já disse que, melhor do que um clássico e bom meia de ligação é desarmar no campo do adversário e chegar rapidamente ao gol, com passes nas costas dos defensores, para os velozes Salah e Mané. É o que o time inglês vai tentar fazer contra os adiantados zagueiros do Flamengo. É possível o Flamengo melhorar a estratégia defensiva, sem alterar o seu habitual jogo ofensivo?

O Liverpool, em várias partidas, tem mudado o desenho tático. Em vez de três na frente e três no meio-campo, a equipe tem atuado com um meia aberto pela direita (geralmente, Shaqiri), Salah de centroavante e Firmino como um clássico meia de ligação. Quando a equipe perde a bola e não dá para pressionar, marca com quatro no meio-campo (dois volantes, um meia pela direita e Mané, que volta pela esquerda).

 

Como disse Filipe Luís, o Liverpool é superior, mas, em um jogo, o Flamengo tem boas chances de vencer. Nesta quarta tem também o maior clássico do mundo, entre Barcelona e Real Madrid. O Santos de Pelé contra o Botafogo de Garrincha era tão bom quanto. Eu vi.

O Flamengo venceu o Al Hilal de virada na semifinal do Mundial, por 3 a 1
O Flamengo venceu o Al Hilal de virada na semifinal do Mundial, por 3 a 1 - Kai Pfaffenbach/REUTERS

Um técnico como os outros

A contratação de Luxemburgo pelo Palmeiras tem muito mais a ver com o sucesso que teve no passado do que com o bom trabalho no Vasco. Outros times de nível técnico igual ao do Vasco, como Botafogo e Fluminense, também se livraram do rebaixamento, dirigidos por modestos treinadores.

O hábito da repetição é uma tendência do ser humano, de achar que tudo o que um dia deu certo pode ser replicado, mesmo que os avanços da ciência e a realidade demonstrem que as coisas não sejam mais como antes.

Como no Brasil os técnicos são endeusados nas vitórias e massacrados nas derrotas, tenho a impressão que Luxemburgo, em seus melhores momentos, foi um excepcional treinador, mas não o maior estrategista e o maior técnico da história do futebol brasileiro, como gostam de dizer seus admiradores e bajuladores. No mesmo raciocínio, ele não evoluiu nos últimos tempos, mas não está totalmente ultrapassado nem deveria ter sido tão esquecido pelos clubes. Ele se tornou igual a outros técnicos brasileiros mais prestigiados.

Outra razão para tantas críticas a Luxemburgo foram suas absurdas declarações de que Guardiola é apenas marketing, de que não precisa aprender mais nada e de que as mudanças no futebol são apenas na terminologia. Luxemburgo, sem autocrítica, acreditou nos exagerados elogios de que era o maior estrategista do mundo e dormiu no tempo.

O técnico perdeu também muito da credibilidade pelas críticas e acusações de que tinha relações conflitantes e promíscuas com empresários na indicação de jogadores. Ele nega.

Luxemburgo, como qualquer técnico, pode fazer um bom trabalho no Palmeiras e ganhar títulos, já que o time só é inferior ao Flamengo. Temos de analisar seu trabalho com isenção, sem constrangimentos e sem as referências do passado, com elogios e críticas, sem exageros. Ele é hoje apenas um técnico como os outros.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.