Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Palmeiras contrata Vanderlei Luxemburgo por 2 anos

Técnico terá a quinta passagem pelo clube paulista em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Palmeiras anunciou na tarde deste domingo (15) a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo, 67, para a temporada de 2020. O contrato será de dois anos, com salário mensal de aproximadamente R$ 600 mil, e o treinador começará os trabalhos nesta semana, acompanhado do seu auxiliar Maurício Copertino e do preparador físico Antônio Mello. 

Luxemburgo e o clube acertaram o acordo em reunião neste domingo (15), um dia após o presidente palmeirense, Maurício Galiotte, desistir de tentar contratar o argentino Jorge Sampaoli.

“É uma honra, uma satisfação pessoal muito grande de poder estar aqui, vamos trabalhar bastante. O Palmeiras, pela grandeza que tem na elite do futebol, é para brigar por títulos. Se vamos ganhar ou não, é questão de momento”, afirmou Luxemburgo em vídeo publicado nas redes sociais.

No Palmeiras, ele terá a missão de brigar pela Copa Libertadores, título que ainda não possui. ​O clube disputará ainda o Paulista, o Brasileiro e a Copa do Brasil na temporada. 

Essa será a quinta passagem Luxemburgo pela equipe alviverde. Ele comandou o time em 1993 e 1994, em 1996, 2002 e em 2008 e 2009. Foram 369 partidas sob o comendo do técnico, com 221 vitórias, 81 empates e 67 derrotas.

​No Palmeiras, conquistou quatro Campeonatos Paulistas (1993, 1994, 1996 e 2008) e os Campeonatos Brasileiro de 1993 e 1994. 

Em 2002, Luxemburgo trocou o alviverde pelo Cruzeiro após a primeira rodada do Brasileiro. O clube foi rebaixado naquela temporada, que também teve Paulo César Gusmão, Flávio Murtosa e Levir Culpi no comando do time.

“Tive um jogo e fui embora porque as coisas não estavam caminhando muito bem. Aí faltavam 40 rodadas (em 2002, o nacional teve 25 rodadas em turno único)? Eu levei a culpa”, disse Luxemburgo em 2012.

No Cruzeiro, o treinador conquistou a tríplice coroa – Mineiro, Copa do Brasileiro e Brasileiro -, com equipe liderada em campo por Alex.

Vanderlei Luxemburgo comandou o Vasco em 34 jogos, nesta temporada, e obteve 12 vitórias, 12 empates e 10 derrotas - Mauro Pimentel/AFP

Carioca de Nova Iguaçu, Luxemburgo começou a ser firmar como técnico ao ganhar o título paulista com o Bragantino, atual Red Bull Bragantino, em 1990. Ele chegou ao Palmeiras na chamada era Parmalat, quando o time teve auxílio da multinacional italiana para contratar reforços. 

O título estadual de 1993 está entre os principais da história do clube, pois representou o fim de um jejum de 17 anos. Na decisão daquele Paulista, o Palmeiras goleou o arquirrival Corinthians por 4 a 0. Na sequência, a equipe conquistou o Campeonato Brasileiro, ao derrotar o Vitória, e pôs fim a outro jejum, o de 20 anos sem títulos nacionais.

Em 1994, o Palmeiras repetiu a dobradinha e, dessa vez, a conquista nacional foi diante do Corinthians.

Outra passagem marcante do técnico no clube foi a da temporada 1996, quando venceu o Estadual com 102 gols em 30 partidas: 27 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O time titular, no primeiro semestre de 1996, reunia Velloso; Cafu, Sandro, Cléber e Júnior; Amaral, Flávio Conceição, Rivaldo Djalminha; Müller e Luizão.

Na última passagem, Luxemburgo conduziu o Palmeiras ao título estadual, em 2008. No ano seguinte, após revelar a transferência de Keirrison para o Barcelona, foi dispensado pela diretoria, que alegou quebra de hierarquia.

O time alviverde procurava por um treinador desde a demissão de Mano Menezes, no dia 1º deste mês
Sampaoli era o nome preferido, porém, ele pediu salários considerados altos pelos dirigentes do clube. O custo total com a comissão técnica seria de R$ 2 milhões mensais. Galiotte fez uma contraproposta, que não foi aceita pelo argentino.

Luxemburgo chega após treinar o Vasco da Gama em 2019. A equipe carioca terminou o Brasileiro na 12ª colocação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.