Txai Suruí

Coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé e do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Txai Suruí

Vergonha internacional

Brasil é visto como um país que não se pode confiar para acordos ambientais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A imagem internacional do Brasil está longe de ser o que um dia foi. O país hoje é visto como pária, principalmente pela forma que vem tratando a questão ambiental e a Amazônia no atual governo. A maior floresta tropical do mundo é essencial por depender dela o equilíbrio do clima e a saúde do planeta. No nosso país, sob os pés de muitos brasileiros, está um dos lugares mais importantes do mundo que está sendo destruído.

A agenda climática é um desafio global no qual os países estão engajados em superar. Mudança do clima, carbono zero, desmatamento zero, mitigação e adaptação são temas dos quais não podemos mais fugir. Não apenas pelas consequências que isso fará em nossas vidas, mas por estarmos sujeitos a sofrer economicamente e piorar ainda mais nossa imagem internacional que nunca esteve tão ruim.

O Brasil é visto como um país que não se pode confiar, principalmente para manter acordos ou compromissos ambientais, logo um país que não dá para investir. A cobrança por uma preocupação ambiental e climática é inevitável e os países que não a adotarem sofrerão pressão internacional, visto que as consequências são planetárias e iminentes.

A China vive uma seca e calor recordes que prejudicaram suas plantações. O Paquistão sofreu com inundações catastróficas que deixaram 8 milhões de pessoas desabrigadas no país. O furacão Ian que atingiu os estados da Flórida, Carolina do Sul e Carolina do Norte nos Estados Unidos deixou um rastro de destruição e vários mortos. Fazendo com que países assumam compromissos climáticos cada vez mais vantajosos.

Neste cenário a reeleição de Bolsonaro afundaria de vez a imagem do Brasil internacionalmente e condenaria definitivamente nossa Amazônia. O presidente em campanha continua a distorcer dados sobre queimadas, apoiar a mineração em terras indígenas e não tem nenhuma proposta de uma agenda climática.

As consequências preocupam até o agronegócio que entendeu que não dá para se esquivar do assunto, pois serão afetados também. A liderança ruralista, a senadora Kátia Abreu em suas redes sociais preocupada com os efeitos da nova legislação da UE que restringe a importação de commodities que possam ter relação com o desmatamento, pediu em suas redes sociais voto para o candidato Lula através de um alerta ao seu setor que diz que "a diplomacia brasileira está muito apreensiva, pois a opinião geral é a de que a imagem do Brasil na área ambiental se deteriorou progressivamente no exterior" e acrescenta "somos considerados um país irresponsável no que diz respeito às mudanças climáticas. Hoje, este é o verdadeiro risco Brasil".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.