Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Oferta de carne bovina caiu 5 kg per capita no Brasil desde 2018

Desafios para os próximos anos passam por investimentos, agenda ambiental, questões sanitárias e políticas macroeconômicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A disponibilidade de carne bovina per capita recuou 5,2 quilos de 2018 a 2022 no Brasil. A partir do próximo ano, mesmo com as exportações aumentando, a oferta interna deverá crescer.

A carne bovina ficará mais acessível e a perda nos anos recentes, provocada por pandemias, peste suína e guerra, será recuperada.

As avaliações são de Maurício Palma Nogueira, diretor da consultoria Athenagro e coordenador do Rally da Pecuária. A disponibilidade per capita de carne bovina no Brasil está em 36 quilos de carcaça por habitante, considerando as ofertas formal e informal.

Um funcionário corta charros de carne bovina em um frigorífico - Paulo Whitaker - 7.out.11/Reuters

Se considerada apenas a oferta formal, a carne que passa por um controle federal, estadual ou municipal, a quantidade per capita é de 23 quilos. Nogueira afirma que a disponibilidade de carne informal vem aumentando, o que mostra uma elevação da informalidade no país.

A pecuária brasileira, no entanto, está bem posicionada em relação à atividade nos demais países. Nos últimos 32 anos, o rebanho brasileiro teve aumento de 38%, e a produção de carne cresceu 128%. No mesmo período, o rebanho mundial aumentou 17%, mas a produção de carne subiu apenas 31%.

Nesse mesmo período, as áreas de pastagens diminuíram 22% no Brasil, a produtividade teve aumento de 191% e o número de cabeças de animais por hectare subiu 76%, segundo a Athenagro.

Há dez anos, o Brasil exportava 25% da carne que produzia, colocando 1,2 milhão de toneladas no mercado externo. Atualmente, ainda coloca 25% do que produz no mercado externo, mas o volume chega a 2,8 milhões de toneladas. Estados Unidos, Austrália e Índia mantêm volumes parecidos aos de há dez anos.

Os desafios para a pecuária, no entanto, são grandes. Até 2030, o setor terá de investir anualmente de 2,5 a 3 vezes em produtividade, em relação ao que investiu, por ano, de 2011 a 2020.

Esse valor deverá ficar entre R$ 28 bilhões e R$ 36 bilhões por ano, segundo Nogueira. É um desafio em um período de custos de produção e de taxas de juros elevados, afirma.

Além disso, o setor terá de enfrentar vários outros desafios, como o sanitário, o cumprimento da agenda ambiental e uma eventual política de barreiras internas às exportações para controle da inflação.

Quanto à sustentabilidade ambiental, o Brasil não precisa ter medo da agenda atual. "É a chance de o país sentar à mesa e mostrar o que está sendo feito, não tendo de engolir regras dos outros". A pecuária brasileira emite menos carbono do que remove, afirma Nogueira.

Avanço da produtividade e investimentos são fundamentais no setor, segundo o consultor. Os 15% de produtores com maior produtividade já representam 58% das vendas do total de arrobas no país. Quem não se adequar vai ficar pelo caminho, afirma Nogueira.

Nos últimos dez anos, a pecuária nacional elevou a produtividade em 2,3% por ano. Já os produtores acompanhados pelo Rally da Pecuária, que adotam mais tecnologia, tiveram evolução média de 5,7% ao ano. Em 2021, a pecuária nacional teve aumento médio de 4,12%. Os pecuaristas acompanhados pelo Rally já apresentam evolução de 10,75%.

O Rally da Pecuária, que está na 11ª edição, é realizado pelas consultorias Athenagro e Agroconsult. É uma expedição técnica que avalia a pecuária de corte no país.

Os objetivos são os de interagir com os produtores, disseminar conhecimento, diagnosticar o nível tecnológico da produção e debater tendências e desafios, afirma Nogueira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.