Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu União Europeia alimentação

Produção menor na Europa abre portas para o Brasil

Consumo de proteínas, no entanto, tem forte retração na União Europeia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os europeus divulgaram nesta quinta-feira (30) as projeções de curto prazo para grãos e carnes. Os números indicam oportunidades para o Brasil.

Afetada fortemente por um clima adverso, a produção de grãos da União Europeia recua para 266 milhões de toneladas em 2022/23, um volume 7% inferior ao da média dos últimos cinco anos.

O continente apresenta também redução na produção de proteínas, o que abre portas para o Brasil. Esse aumento, no entanto, é limitado.

Neste ano, os europeus vão consumir, pela primeira vez, um volume de carne bovina inferior a 10 kg por pessoa. Serão 9,9 kg.

Dados da Comissão Europeia indicam que o consumo de proteínas na União Europeia, consideradas as carnes bovina, suína, de frango e de ovelha, recuam para 65 quilos neste ano, 4,9 a menos do que há cinco anos.

Criação de aves de corte em granja no Paraná - Jonas Oliveira/ANPR

Uma produção menor de grãos em 2022/23 força o bloco a importar 35 milhões de toneladas de cereais, 44% a mais do que na média dos últimos cinco anos. Já as exportações caem para 44 milhões, 8% a menos no período.

Para 2023/24, se o clima ajudar, a União Europeia espera uma recuperação da produção de grãos para 288 milhões de toneladas, 8% a mais do que a anterior. Com isso, o cenário para exportação e importação dos europeus melhora.

No setor de carnes, os desafios são um pouco mais complicados. As doenças que afetam o continente, como a peste suína africana e a gripe aviária, inibem a produção e afetam as exportações do bloco.

A produção de carne bovina recua 2% neste ano, obrigando os europeus a aumentar a importação da proteína da América do Sul. No setor de avicultura, a gripe aviária inibe a produção, que deverá crescer apenas 1%. Os preços internos sobem e dificultam as exportações.

Na avaliação da Comissão Europeia, as importações devem crescer 7% em 2023, e o Brasil, devido aos custos de produção mais favoráveis, ganha espaço, tanto na Europa como em outros mercados importadores.

A produção de carne suína dos europeus tem retração de 5% neste ano. A oferta restrita e os preços elevados dificultam as exportações, que recuarão 5%, segundo avaliação da Comissão Europeia.

A quebra de produção de grãos na Europa favorece a entrada de produto brasileiro no continente, principalmente o milho. Já as dificuldades no setor de proteínas forçam a Europa a importar mais e a deixar mais espaço para o Brasil em mercados ocupados por ela.

É o caso da China. Em 2022, os europeus exportaram 50% a menos de carne suína para os chineses devido à peste suína africana no continente. Neste ano, a queda continuará.

A peste suína africana está presente tanto na Europa como na China. No país asiático, os focos aumentaram muito a partir de 2018. Controlados parcialmente nos últimos anos, começam a reaparecer.

O agravamento da doença forçará a China a importar mais do Brasil, uma vez que os europeus têm volume menor para exportar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.