Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu Agrofolha

Paraná terá safra recorde de trigo neste ano

Com perda do tempo ideal para o plantio do milho, produtor semeia mais trigo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Paraná planta neste ano uma área de 1,39 milhão de hectares de trigo, o maior espaço destinado ao cereal pelos agricultores paranaenses desde 1980.

A produção tem potencial para atingir o recorde de 4,6 milhões de toneladas em 2023, 30% acima do volume anterior. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Deral (Departamento de Economia Rural), que também traz as informações da safra de 2022.

Após um ano de produção recorde em 2022, o Brasil deverá ter novamente uma boa safra nacional de trigo. Os produtores do Rio Grande do Sul, estado que lidera a produção do país, também deverão aumentar a área de plantio. A safra de 2022 ficou próxima de 10 milhões de toneladas.

0
Início do plantio de trigo no Paraná; área localizada em Sertaneja, no norte do estado - Mauro Zafalon/Folhapress

A área de trigo na safra passada foi de 1,24 milhão de hectares, com produção de 3,5 milhões de toneladas, segundo os dados do departamento estadual.

Além de maior área, o trigo terá neste ano, se o clima ajudar, um aumento de produtividade para 3.279 kg por hectare, uma evolução de 15% sobre 2022. O trigo ganha espaço em um momento em que o cereal perde preço em relação ao da safra passada. Carlos Hugo Godinho, analista deste cereal do Deral, explica o motivo desse ganho de área.

O alongamento no ciclo da safra de soja em várias regiões do estado fez com que o período ideal para o plantio de milho fosse perdido. Com isso, os produtores optaram pelo trigo.

Já o milho, que disputa área com o trigo na safra de inverno em boa parte do estado, perde espaço. Neste ano, a área da segunda safra deste cereal recua para 2,42 milhões de hectares, 12% a menos do que em 2022. Apesar dessa queda, a produção cresce e terá potencial de 13,8 milhões de toneladas, 4% a mais. Isso ocorre porque a produtividade média do estado está prevista em 5.713 kg por hectare.

Uma das novidades é o crescimento da área e da produção de cevada. Os agricultores paranaenses deverão produzir 382 mil toneladas neste ano, 14% a mais do que em 2022.

A mandioca, um dos alimentos básicos e que tem o Paraná como um dos principais produtores do país, também ganha espaço neste ano. Com a estimativa de uma produtividade de 24,3 toneladas por hectare, o potencial de produção de mandioca sobe para 3,3 milhões de toneladas na safra 2022/23.

A primeira safra de grãos do estado, a de verão, mostrou forte avanço da produtividade, conforme os dados apresentados pelo Deral. A média do milho foi de 9.907 kg por hectare; e a da soja, de 3.882.
Com isso, a produção de soja subiu para o recorde de 22,5 milhões de toneladas no Paraná, 80% a mais do que em 2022, quando a produtividade havia sido afetada por efeitos climáticos adversos.

Consumo A retração nos preços dos alimentos fez o indicador de consumo da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) subir 2,33% nos cinco primeiros meses deste ano. Óleo de soja, carne bovina e café estão entre as principais quedas.

Atacado Os preços dos produtos agropecuários recuaram 4,4% no atacado neste mês, acumulando deflação de 11,2% no primeiro semestre.

Atacado 2 Os dados são do IGP-M da FGV, divulgados nesta quinta-feira. As maiores pressões negativas na inflação do atacado dos produtos agropecuários vieram de milho, soja e bovinos. O preço do milho recuou 14,9% no mês; o da soja, 4,3%, e o dos bovinos, 6,6%.

Soja Produtor mineiro de Nepomuceno obteve uma produtividade de 134,5 sacas de soja por hectare na safra 2022/23, segundo o Cesb, entidade que promove um fórum de desafio de produtividade entre os produtores nacionais. Segundo a Conab, a média nacional é de 59 sacas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.