Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu Agrofolha

Brasil tem primeiro caso de gripe aviária em animal caseiro

País ainda mantém o status de livre da doença, mas a tensão aumenta na avicultura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enquanto os Estados Unidos começam a dar sinais de que estão saindo da gripe aviária, a tensão aumenta no Brasil com o primeiro caso registrado da doença em animais de criação caseira.

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou, nesta terça-feira (27), a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em uma criação de subsistência no município de Serra (ES). A propriedade tinha pato, ganso, marreco e galinha.

O vírus chegou ao Brasil em dia 15 de maio, também pelo Espírito Santo, em aves silvestres. A ocorrência da doença em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos permanecem seguros, segundo o Ministério.

Galinhas em granja no Paraná - Rodolfo Buherer/Reuters

A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) informa que, por ser um foco de fundo de quintal, a ocorrência da doença não altera o status do Brasil de livre da doença perante a OMSA (Organização Mundial da Saúde Animal). Sendo que a produção comercial segue sem registros da doença, as exportações continuarão fluindo, segundo a entidade.

A tensão no setor de avicultura, no entanto, aumenta no Brasil. Até então restrita a aves silvestres e migratórias, a doença chega mais perto da produção brasileira.

Os Estados Unidos, após um ano e meio da permanência da doença em seu território, pararam de registrar novos casos. A última ocorrência foi em 18 de maio. A doença se espalhou por 47 estados americanos, provocando a morte de 58,8 milhões de aves.

Segundo dados do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), foram verificados 325 focos em granjas comerciais e 511 em fundo de quintal. Os gastos do Usda com a busca do controle da doença e de prevenção futura já superam US$ 800 milhões.

O Ministério da Agricultura informa que as ações para a eliminação do foco estão sendo intensificadas nas aves domésticas na região do foco. O Brasil conta com 50 focos de gripe aviária detectados em aves silvestres. Os estados afetados são Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O Ministério alerta para a necessidade da rápida comunicação de casos suspeitos de doença e para o fortalecimento das medidas de biosseguridade nos estabelecimentos de produção avícola.

Comunicado da Mapa alerta que o contato direto, sem proteção adequada, com aves doentes ou mortas deve ser evitado e que todas as suspeitas da doença em aves domésticas ou silvestres, incluindo a identificação de aves com sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita, devem ser notificadas imediatamente ao órgão estadual de saúde animal ou à Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.