Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire

São Paulo dá mais vacina de reforço do que segunda dose contra a Covid-19

Falta vacinar quatro milhões e a variante vem aí

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em dezembro, São Paulo tem vacinado mais pessoas com injeções de reforço do que com segundas doses. São 183 mil doses de reforço por dia, ante 81 mil pessoas que completam sua vacinação.

Em parte, é uma boa notícia, além de compreensível. No início deste mês, havia mais pessoas aptas a tomar o reforço (11,7 milhões) do que gente precisando tomar a dose 2 (4 milhões). Mas é preciso ressaltar que ainda é necessário vacinar esses 4 milhões de pessoas, quase todas elas jovens com menos de 20 anos. No ritmo atual, a população do estado teria sido totalmente vacinada (com segunda dose ou única) apenas em meados de janeiro. É tarde.

E daí? Olhem o tamanho da desgraça na Europa e nos EUA; olhem a ômicron. Temos de domar essa epidemia antes que essa praga entre no terceiro ano.

Uma jovem veste preto e recebe aplicação da vacina de uma profissional de saúde, no braço
Vacinação de alunos na EMEF Chiquinha Rodrigues, na zona sul de São Paulo; vacinação em escolas começou em 25 de novembro na cidade - Rivaldo Gomes/Folhapress

São Paulo tem a maior cobertura vacinal do país: 91% da população com 12 anos ou mais totalmente vacinada, ante 74% no restante do Brasil. Há estados com cobertura muito baixa: Roraima e Amapá com 50% da população completamente vacinada, Pará com 59%, Maranhão e Acre com 61%.

Mas, no momento, São Paulo tem também uma taxa diária de mortes maior: 1,2 por milhão de habitantes, ante 0,82 por milhão no restante do país. Uma explicação pode ser que o estado tem cidades maiores, mais movimentação e aglomeração de gente, mais aeroportos e viagens em geral etc. Não há dados para afirmar que a subnotificação seja maior em outros estados.

Mais importante, para o país inteiro, é que vai começar a temporada de viagens e aglomerações de festas e férias. Algum vírus vai se espalhar. Entre eles, o da variante ômicron.

Não sabemos ainda quase nada sobre a ômicron. Existe a hipótese de que cause doença menos grave, mas pode ser também que a variante talvez seja menos nociva porque enfrente corpos já parcialmente imunizados por vacinas e infecções prévias.

No entanto, nesta sexta-feira, um boletim do governo do Reino Unido dizia que a ômicron se espalha rapidamente por lá e, na semana que vem, pode ser responsável por metade das novas infecções. Se essa variante se espalha rápido, vai chegar logo nas pessoas sem vacinação completa e nos mais frágeis e suscetíveis em geral (mais idosos e com doença pré-existente que os torna mais indefesos, como cardíacos e diabéticos).

A epidemia é diferente em cada país, decerto. No Brasil, tivemos muito mais infecções do que na Europa (temos mais proteção "natural"), estamos com uma taxa de vacinação similar à dos grandes países, nossa vacinação é mais recente ("mais forte", por ora), enfrentamos variantes diferentes e começamos a dar a dose de reforço (11% já "reforçados" na média do Brasil, 16% em São Paulo). Mas ainda não dá para medir o tamanho do risco de padecer de novas variantes.

A epidemia está causando muita desgraça na Europa, ainda por causa da delta. Na Alemanha, o número de mortes por dia é de 9,5 por milhão de habitantes, ora mais de dez vezes o do Brasil. Nos EUA, de 4,3 por milhão. No Reino Unido e França, pouca mais de 2. Governos estão cada vez mais propensos a exigirem vacinação, com protestos crescentes dos recalcitrantes.

O Brasil não exige certificado de vacinação de turistas, embora deva endurecer os critérios de entrada de visitantes de fora, apesar de Jair Bolsonaro. O governo de São Paulo foi ao Supremo para pedir o passaporte internacional de vacina.

Essa contenção ajuda. O principal, porém, é vacinar muito, rápido e exigir máscaras. Todos os dias, os hospitais paulistas internam 270 novos doentes de Covid em suas UTIs. A doença ainda mata 58 pessoas por dia em São Paulo; 200 no Brasil (6 mil por mês!).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.