Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

W.E.B. Du Bois, teórico essencial do movimento negro, tem obras resgatadas

Sociólogo americano que precedeu Martin Luther King terá dois livros lançados por aqui

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O sociólogo W.E.B. Du Bois, um dos principais teóricos do movimento negro americano e fundador da NAACP, a maior organização de defesa dos direitos da comunidade negra naquele país, capturou a atenção das editoras brasileiras.

Ao menos dois lançamentos estão programados para este ano. Em março, a Veneta coloca nas livrarias “As Almas do Povo Negro”, obra de 1903 que mistura literatura, história e manifesto antirracista.

Apesar de ser talvez a obra mais famosa do autor, sua circulação é raríssima no Brasil —onde, aliás, Du Bois foi bem menos editado até hoje do que merecia, dado que foi referência para intelectuais como Martin Luther King, Angela Davis e James Baldwin.

Em meados do ano, a Perspectiva lança “Crepúsculo do Amanhecer: Ensaio para uma Autobiografia do Conceito de Raça”, obra em que o autor, nascido em 1868, decide investigar a questão racial retraçando as sua própria vida e história familiar.

homem negro de terno com bigode pontudo
O sociólogo e ativista americano W.E.B. Du Bois, em 1918 - Divulgação

EVOÉ No compêndio “100 Nomes da Edição no Brasil”, que acaba de sair pela Oficina Raquel, o jornalista Leonardo Neto não olha só para a história do mercado editorial. Ali, destaca também sete profissionais que representariam o futuro da edição no país. São Daniel Lameira, Felipe Brandão, Gil Sales, Henderson Fürst, Isabel Lopes Coelho, Larissa Caldin e Vagner Amaro.

JOVENS À VISTA De enfoques e perfis bem diversos, os sete editores têm em comum a pouca idade e alguma abordagem disruptiva no mercado, diz o autor, que é editor-chefe do site especializado PublishNews. “Ouvi muita gente das antigas para que me apontassem essas figuras proeminentes. São jovens profissionais com potencial para revolucionar o campo.”

O INFERNO E MARAVILHAS Dois olhares ainda inéditos de intelectuais relevantes para a pandemia de coronavírus já têm publicação garantida no Brasil antes mesmo de sair lá fora. “Doom”, livro do historiador Niall Ferguson sobre o que chama de “política das catástrofes”, sai pela Planeta no segundo semestre. E “Onde Eu Estou? Lições da Pandemia para Terrestres”, do antropólogo Bruno Latour, sai em maio pela Bazar do Tempo.

MOÇAS FEITO PASSARINHO A Relicário resgata este ano um clássico de Marguerite Duras sobre as angústias da escrita, chamado simplesmente “Escrever”. Esgotado há anos, o livro ganha novo prefácio e tradução de Luciene Oliveira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.