A Livraria Megafauna vai inaugurar no próximo ano o festival Poesia no Centro, voltado a reunir poetas de dentro e fora do Brasil para apresentar, ler e discutir sua arte.
O projeto faz parte da expansão recente da livraria, que abre no final do mês a sua segunda unidade no Teatro Cultura Artística, no centro de São Paulo.
O festival vai acontecer de 16 a 18 de maio no auditório do teatro, que tem capacidade para 150 pessoas, um avanço para uma livraria que já tem hoje nos eventos com autores uma de suas principais atrações.
A livreira Rita Palmeira coordena a curadoria, que já disparou convites a nomes internacionais chamativos, ainda sem confirmações.
A Megafauna já toca há algum tempo um projeto mensal de mesmo nome, que já trouxe poetas de relevo como Ana Martins Marques, Oswaldo de Camargo e Patricia Lino. Agora a ideia é ampliar o público do gênero fincando um novo marco da poesia no calendário de São Paulo, já com apoio garantido da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Ambev.
Irene de Hollanda, diretora da livraria e do festival ao lado de Fernanda Diamant, diz que o objetivo é explorar como a poesia "investiga temas contemporâneos e de que forma estes tempos ressoam nos versos".
Para Diamant, "o festival também será um espaço para falar dos temas inerentes ao poema —as particularidades e os diálogos criativos envolvidos no processo de tradução, a proximidade com a música, o teatro, a performance, a oralidade".
Aliás, a abertura da nova unidade da Megafauna será no próximo dia 25, um domingo, marcada por um cortejo do grupo afro-brasileiro Ilú Obá De Min que sairá às 11h da loja do edifício Copan e seguirá até o Cultura Artística, a 500 metros dali.
SALTO ORNAMENTAL O Circuito Ubu, projeto da editora homônima que distribui lançamentos mensalmente a milhares de assinantes, está prestes a completar cinco anos —e oferece aos fidelizados um curso gratuito com o pesquisador francês Malcom Ferdinand e um evento online com a americana Donna Haraway, além de um carimbo "ex-libris" desenhado pelo artista Eduardo Berliner. O livro de setembro será "Design como Atitude", em que a britânica Alice Rawsthorn explica as tendências do design no século 21.
ESCALADA E a Todavia marcou para setembro a publicação do livro vencedor de seu segundo concurso de não ficção, escolhido lá em 2021. "A Bancada da Bíblia", do jornalista cearense André Ítalo Rocha, faz um misto de reportagem e ensaio histórico para analisar as razões e métodos do crescimento da bancada evangélica no Parlamento brasileiro.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.