Descrição de chapéu Ao Vivo em Casa

'Deixe a timidez de lado e vá se divertir na cozinha', diz chef Claude Troisgros

Francês afirma ainda que cozinheiro não deve ficar preso às receitas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para o chef francês Claude Troisgros, o ato de cozinhar deve ser uma diversão. Para quem não é profissional e tem de cozinhar diariamente durante a quarentena por causa da Covid-19, ele recomenda que a timidez e o medo de errar sejam deixados de lado.

No Brasil desde 1979, o francês está à frente de um grupo com seis marcas gastronômicas no Rio, que comanda ao lado dos filhos Thomas e Carolina. Também vai abrir em breve um restaurante em São Paulo. Além disso, tem cinco livros publicados e estreou, nesta semana, a segunda temporada do programa "Mestre do Sabor" na Globo e GNT.

"Cozinhar é algo generoso, que oferece felicidade para os outros. Pense nisso e deixe timidez de lado. Pegue os elementos e veja como eles podem ser harmonizados", disse à repórter da Folha Marília Miragaia, no Ao Vivo em Casa desta sexta (7).

Ele diz também que eventuais erros são fundamentais na criação de receitas, citando como exemplo a tarte tatin, receita francesa que surgiu a partir de um erro (a torta de maçã é servida de ponta-cabeça).

Para ele, é importante também ter livros sobre gastronomia, que podem te ajudar a buscar o caminho para o preparo de pratos, mas o chef diz que não é preciso ficar preso às receitas para cozinhar.

Como exemplo, ele cita uma adaptação que fez nesta semana, quando trocou a receita do pato no tucupi por um frango no tucupi com arroz. "A linha geral de preparo estava lá, mas aí você vai criando e fazendo seu próprio caminho", diz.

Para cozinheiros da quarentena, o francês recomenda que as receitas sejam simples. Segundo ele, uma tática é cozinhar tudo na mesma panela, o que suja menos a cozinha e realça o gosto dos alimentos misturados. "É por isso que a comida de interior é tão boa. Eles preparam assim", diz.

O chef francês Claude Troisgros
O chef francês Claude Troisgros - Folhapress

No interior do país, aliás, ele conta que é onde o Brasil se aproxima da França nos hábitos à mesa, porque, diferentemente das cidades grandes brasileiras, as pessoas têm o costume de fazer a refeição sempre juntas.

O chef mostrou sua cozinha durante a transmissão e revelou que está na 12ª tentativa de preparo de uma torta de chocolate. Troisgros desenformou e provou a receita ao vivo e aprovou o sabor e da crocância. "Ainda faltam algumas coisinhas, acho que na próxima fica do jeito que eu quero", disse.

Durante a quarentena, o chef cozinha todos os dias para todos os integrantes de sua casa --inclusive o cachorro Dedé.

O Ao Vivo em Casa, série de lives da Folha, é transmitido no site do jornal e também em seu canal no YouTube, onde é possível mandar perguntas para os entrevistados.

Às sextas, Comida, Turismo e Ilustrada se revezam nas lives às 17h, para ouvir especialistas e trazer histórias e dicas de gastronomia, viagens e cultura durante a quarentena —e ajudar a se planejar para o que virá depois desse período.

PROGRAMAÇÃO DAS LIVES
Segunda-feira Poder

Terça-feira Folhinha

Quarta-feira Saúde

Quinta-feira Mercado e Painel S.A.

Sexta-feira Ilustrada, Turismo e Comida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.