Veja dicas para fazer churrasco vegetariano com legumes e frutas em casa

Melancia grelhada com sal, brócolis na brasa e batata-doce embrulhada no alumínio são alternativas sem carne

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Todo vegetariano que participa de churrasco com a família ou amigos já ouviu a pergunta: "Mas você vai comer o quê?". Além das opções sem carne que já fazem parte do repertório brasileiro como maionese, vinagrete ou pão de alho, a resposta pode incluir uma variedade de vegetais e frutas.

De batata-doce enrolada no alumínio a espetinhos de brócolis com pimentão marinado, ingredientes de origem vegetal ganham sabor de brasa quando chamuscados pelo calor do carvão. Veja a seguir dicas de preparo de churrasco vegetariano.

Legumes em uma churrasqueira
Pimentão vermelho, amarelo e abobrinhas em uma churrasqueira - (Karime Xavier / Folhapress)

Espetinhos de legumes
Do mesmo jeito que coração de galinha ou cafta, legumes podem ocupar os espetos do churrasco. Dentre as alternativas vegetais, abobrinha, tomate, pimentão, cebola ou brócolis são os mais comuns —e saborosos — na brasa.

As peças de legumes precisam ser grossas o suficiente para não cair dos espetos. Antes de posicioná-los, tempere para ganhar sabor, deixando marinar por 10 minutos. No tempero, o básico: sal (ou sal grosso), pimenta, limão e azeite.

Depois de marinados e espetados, estão prontos para a churrasqueira. Devem ser virados à medida que são grelhados para evitar que queimem de forma irregular.


Frutas
São boas opções para trazer sabor agridoce ao churrasco, seja como elemento salgado ou sobremesa. A melancia é uma escolha menos óbvia dentre as frutas que normalmente enfrentam o calor da brasa.

Corte a fruta em triângulos médios para serem regados com azeite, sal e pimenta do reino. Depois é só colocar as fatias da melancia diretamente na grelha quente, virando aos poucos, para ganhar consistência.

Outra opção do leque frutífero é o abacaxi. Ácido, combina com canela e açúcar. Para prepará-lo, é fácil: corte o abacaxi em rodelas, polvilhando canela e açúcar. Ao posicionar as fatias na churrasqueira, espere dourar.

Batata-doce na brasa
É um prato que dá robustez ao churrasco vegetariano, feito apenas com batatas-doces e sal. Depois de descascá-las, corte as batatas em rodelas para que assem mais rápido. Tempere com sal antes de embrulhar em papel alumínio. Depois, é só colocar o embrulho na churrasqueira.


Berinjela na brasa
Corte a berinjela em rodelas e ponha em algum recipiente com espaço para misturar. Depois, acrescente molho shoyu, gengibre ralado, limão e sal. Deixe por 20 minutos no recipiente para pegar o tempero. Coloque os "bifes" de berinjela na grelha e vire até notar uma cor mais dourada ou chamuscada.


Milho com manteiga temperada
Deixe a espiga, ainda crua, em uma tigela com água fria por 30 minutos. Enquanto o milho pega umidade, é tempo de preparar o tempero. Ervas, como salsinhas ou coentro, junto com pimenta vermelha em pedacinhos, são boas opções. Pique os temperos e depois os misture com manteiga, já na temperatura ambiente.

Retire o milho da água, seque e o coloque sobre uma folha de papel alumínio. Espalhe a manteiga temperada por toda a espiga. Uma vez fechado para não escorrer a manteiga, está pronto para ir à churrasqueira, onde deve ficar por 30 minutos. Vire as espigas embrulhadas a cada 15 minutos.

Milho em uma churrasqueira
Milho assado, na Feira de Cruz das Almas, na Bahia - (Rafael Martins/ Folhapress)

Os tradicionais sem carne
Para lembrar, há pratos comuns de churrasco que são feitos, em sua maioria, sem carne. Pão de alho, espetinho de queijo coalho, vinagrete, arroz e farofa são apenas alguns dos que podem aumentar a diversidade de pratos para vegetarianos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.