Guia dos Vinhos ajuda a escolher rótulos por várias faixas de preço; veja os melhores

Plataforma lista os melhores tintos, brancos, espumantes e rosés em faixas que vão até R$ 100, R$ 200 e R$ 300

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São Paulo

O Guia dos Vinhos, nova plataforma que promete ajudar consumidores a escolher os melhores rótulos disponíveis no Brasil de acordo com o bolso de cada um, foi lançado nesta segunda-feira (18) por quatro jornalistas especializados na bebida.

Mesa com diferentes vinhos
Vinhos do Sede 261, da sommelier Daniela Bravin - Foto: Keiny Andrade/Folhapress

Em formato impresso e online, a publicação divide os rótulos pelo tipo de vinho (tintos, brancos, espumantes e rosés) e pelas faixas de preço mais vendidas no país (até R$ 100, de R$ 101 a R$ 200 e de R$ 201 a R$ 300).

Para criar a publicação, os quatro autores —Suzana Barelli, Marcel Miwa, Beto Gerosa e Ricardo Cesar— avaliaram às cegas mais de 500 vinhos de 18 países, como Austrália, Hungria, Alemanha, Portugual e França.

Os provadores deram uma pontuação de 0 a 100 aos vinhos, mas só foram incluídos na lista aqueles que conseguiram mais de 85 pontos.

Além do ranking, cada categoria inclui uma lista com os dez melhores. Nos vinhos brancos de até R$ 100, por exemplo, ficou em primeiro lugar o Pizzato Sauvignon Blanc 2022, produzido no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, que sai por R$ 94. Em 2º, o Casillero del Diablo Chardonnay 2020 (R$ 55), do Chile.

No guia, cada rótulo é ilustrado por uma foto da garrafa. Os autores ainda explicam os aromas e sabores dos rótulos, além de sugerir pratos com os quais eles harmonizam bem.

O melhor vinho tinto de até R$ 100, o Pérez Cruz Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2021 (R$ 72), com toques de pimentão vermelho e baunilha, combina com hambúrgueres e pratos rápidos, segundos os especialistas.

"O diferencial do Guia é que ele é totalmente feito para o consumidor brasileiro de vinhos", diz Ricardo Cesar, um dos autores da plataforma que também escreveu sobre o tema em diferentes jornais e revistas do país.

Segundo ele, as publicações que existem no mercado brasileiro sobre a bebida, muitas vezes estrangeiras, listam rótulos que não estão disponíveis no Brasil ou têm preços diferentes do anunciado, o que não é útil ao consumidor.

A nova publicação foi pensada para servir a lógica do consumidor na hora de escolher o vinho, diz. "Essa divisão entre rótulos de até R$ 100, para quem busca algo mais em conta, ou de R$ 300, para ocasiões especiais, já acontece na cabeça do cliente", diz Ricardo.

"O guia funciona também como aquele amigo nerd de vinho que conhece bem a bebida e sempre está indicando rótulos aos demais do grupo", brinca.

Guia dos Vinhos

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