Prefeitura do Rio interdita viaduto que será demolido na zona portuária
A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou às 19h deste sábado o "enterro" do elevado da Perimetral, viaduto à beira-mar no centro da cidade. A demolição da via faz parte da revitalização da região portuária. Ela será substituída por uma avenida expressa com túnel de 2,5 km de extensão.
A demolição da Perimetral acontece daqui a duas semanas. Até lá, o trecho entre o viaduto do Gasômetro e a praça Mauá ficará interditado.
Rio começa hoje a 'enterrar' elevado da Perimetral
Cerca de 300 agentes de trânsito estarão no local a partir de segunda-feira (4) para orientar as novas alternativas do trânsito. A expectativa é de que a interdição cause um grande congestionamento nos acessos ao centro do Rio. Os moradores mais prejudicados serão os da região metropolitana da capital, como Niterói e os municípios da Baixada Fluminense.
"Vamos ter transtornos. A gente faz, mais uma vez, um apelo para a população da cidade do Rio e da região metropolitana que tenham compreensão nessa próxima semana e busque a carona solidária e o transporte público", disse o prefeito Eduardo Paes.
Durante o período de demolição, a alternativa é usar a chamada via Binário do Porto, que tem mais de três quilômetros de extensão em duas pistas --cada uma com três faixas. A ideia é reduzir os impactos nos acessos ao centro da cidade.
A demolição de viadutos já foi realizada em ao menos 17 cidades do exterior, segundo estudo do ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento). Mas o projeto carioca é alvo de críticas da própria entidade.
A diretora do instituto no Brasil, Clarisse Linke, afirma que a substituição por outra via expressa não desestimula o uso do carro.
"Precisamos acabar com a lógica rodoviarista e estimular o uso do transporte público. A derrubada pode ser interessante do ponto de vista urbanístico, mas não cumpre a tarefa de tirar carro da rua. Vão enterrar o viaduto", disse.
Sobre a via expressa será construído um passeio da praça 15 ao armazém 8. A prefeitura vai implantar um sistema de VLT (veículo leve sobre trilhos) e um BRT (corredor de ônibus).
Construída entre as décadas de 1950 e 1970, o viaduto de cerca de 5,2 km liga o centro às principais vias de acesso à cidade (ponte Rio-Niterói e avenida Brasil). O debate sobre a derrubada começou dez anos após a conclusão, mas só saiu do papel em 2011.
O ex-prefeito e atual vereador Cesar Maia (DEM) discorda da decisão. "Fechamos a Perimetral como se estivesse em obras e analisamos os desdobramentos. O risco de caos superava 80%", afirmou.
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