Gestão Haddad avalia poupar bilhete mensal de alta na tarifa dos ônibus
A Prefeitura de São Paulo estuda aumentar a tarifa de ônibus para quem paga passagem em dinheiro ou no Bilhete Único tradicional e manter o valor atual para passageiros que aderirem ao modelo mensal –bandeira de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT) que não decolou.
O anúncio da nova tarifa deve ser feito no início do próximo ano. Hoje, a passagem custa R$ 3 e está congelada desde 2011. Se for aplicada a inflação do período, deveria chegar a R$ 3,70.
Nesta semana, os secretários municipal e estadual de Transportes, Jilmar Tatto e Jurandir Fernandes, respectivamente, irão se encontrar para discutir um valor unificado para ônibus, metrô e trens.
A Folha apurou que a prefeitura estuda aumentar, também, o vale-transporte –pago pelas empresas aos trabalhadores. Assim, o maior peso financeiro do reajuste recairia sobre os empresários.
Uma das principais promessas de campanha de Haddad, o bilhete mensal permite uso livre de ônibus, metrô e trem. Custa, apenas para ônibus, R$ 140 e, só metrô/trem ou uso integrado, R$ 230.
A adesão, porém, não decolou, decepcionando a gestão. Conforme a Folha mostrou em novembro, ela representa apenas 6% do que a prefeitura estimava atingir ao lançar o bilhete, em novembro de 2013, e 1% dos usuários do Bilhete Único tradicional.
Na prática, o modelo mensal não vale tanto a pena. Compensa apenas para quem faz mais de 46 (só ônibus) ou 49 (integrado) viagens por mês. Quem só vai e volta do trabalho geralmente faz 44 viagens/mês.
Com a manutenção do valor mensal, a prefeitura espera que grande parte da população adquira essa modalidade, pois ela se tornaria mais vantajosa.
A medida pode, também, diminuir o impacto político do reajuste. Em junho de 2013, após aumento da tarifa, grandes protestos tomaram as ruas de São Paulo, encabeçados pelo MPL (Movimento Passe Livre).
Pressionados, Haddad e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) revogaram a medida e viram suas popularidades despencarem.
TARIFA ZERO
A prefeitura também estuda conceder tarifa zero a estudantes de escolas públicas. A possibilidade foi aprovada na Câmara Municipal na semana passada.
Quanto a universitários, porém, a administração enfrenta um dilema: estudantes de universidade públicas normalmente têm renda maior que grande parte de alunos da rede privada, bastante beneficiada por programas sociais, como Prouni e Fies.
Uma das saídas, segundo Jilmar Tatto falou na semana passada, será dar gratuidade a estudantes com renda per capita de até R$ 1.550.
SUBSÍDIO
Neste ano, a prefeitura pagou R$ 1,7 bilhão de subsídio às empresas de ônibus. Em 2013, o valor era de R$ 1,3 bi.
O subsídio é pago para compensar a arrecadação com a tarifa inferior aos custos do sistema.
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