Marginais terão limite de velocidade reduzido a partir desta segunda-feira
Os paulistanos devem se preparar para reduzir a velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros a partir desta segunda-feira (20), com a entrada em vigor dos novos limites em todas as três pistas: expressa, central e local.
Nas pistas expressas, a restrição passa de 90 km/h para 70 km/h para veículos leves (carros, motos e utilitários), e de 70 km/h para 60 km/h no caso de veículos pesados (ônibus, caminhões, carretas).
Já nas locais, a velocidade máxima cai dos atuais 70 km/h para 50 km/h, válido para todos os tipos de veículos.
A pista central da marginal Tietê também sofrerá alterações. Os motoristas, que antes podiam trafegar a até 70 km/h terão de reduzir para 60 km/h.
Confira abaixo como ficarão os novos limites a partir de amanhã.
marginal Tietê | marginal Pinheiros | |
---|---|---|
Pista Expressa | Veículos leves: de 90 km/h para 70 km/h Veículos pesados: de 70 km/h para 60 km/h | Veículos leves: de 90 km/h para 70 km/h Veículos pesados: de 70 km/h para 60 km/h |
Pista Central | Todas os tipos de veiculos: de 70 km/h para 60 km/h | - |
Pista Local | Todos os tipos de veículos: de 70 km/h para 50 km/h | Todos os tipos de veículos: de 70 km/h para 50 km/h |
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), as placas de sinalização com os novos limites já foram todas trocadas.
Em alguns trechos, porém, serão mantidas velocidades mais baixas e já adotadas anteriormente por questões de segurança:
- marginal Tietê:
- pista central, sentido Ayrton Senna, antes da ponte da Casa Verde: 50 km/h;
- pista central, sentido Ayrton Senna, antes da ponte das Bandeiras: 50 km/h.
- marginal Pinheiros:
- pista expressa, sentido Castello Branco, antes da ponte Eusébio Matoso: 60 km/h;
- pista expressa, sentido Interlagos, próximo ao Km 15 (trecho em obras): 60 km/h;
- pista única, sentido Interlagos, antes da ponte Transamérica (curva): 60 km/h.
MENOS MORTES
Segundo a CET, a mudança tem o objetivo de aumentar a segurança de tráfego e reduzir a quantidade de acidentes nas duas vias, que provocam números "alarmantes" de mortos e feridos, sobretudo de motociclistas e pedestres, mais vulneráveis.
As marginais Tietê e Pinheiros são as campeãs de ocorrências com fatalidades na capital.
De acordo com balanço apresentado em janeiro pela Secretaria Municipal dos Transportes, a cidade de São Paulo teve alta de 8,4 % no número de acidentes com mortes entre 2013 e 2014, passando de 1.152 para 1.249 mortes, a maioria de pedestres (44,4%).
Este foi o primeiro aumento desde 2011. Mas, por outro lado, o número de acidentes apenas com feridos caiu na cidade, passando de 23.365 em 2013 para 21.704 no ano passado –uma queda de 7%.
Ainda de acordo com a CET, análises mostram que, na maioria dos casos, a menor velocidade do veículo poderia ter evitado acidentes ou minimizado os danos físicos e materiais causados por eles.
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