Com atraso, linha 5 do metrô completa e expresso Luz-Cumbica passam a operar

Linha lilás ganhou três novas estações na véspera do 1º turno das eleições a governador

São Paulo

linha 5-lilás do metrô de São Paulo começou a operar em horário normal a partir deste sábado (13). A via liga o Capão Redondo, no extremo da zona sul da cidade, à Chácara Klabin, também na zona sul, e faz conexão com outras duas linhas do metrô: a azul (na estação Santa Cruz) e a verde (na Klabin).

O teste de fogo, porém, será nesta segunda-feira (15), em seu primeiro dia útil de operação completa, das 4h40 à meia-noite. A linha, operada pela concessionária ViaMobilidade, ganhou três novas estações às vésperas do primeiro turno das eleições, mas vinha operando em horário reduzido, para teste. 

Foram justamente as inaugurações das estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, ocorrida no dia 28 de setembro, que possibilitaram a conexão da linha 5 às linhas 1-azul e 2-verde. A abertura das estações fez parte da agenda do governador Márcio França (PSB), candidato à reeleição e que agora enfrenta o tucano João Doria no segundo turno da disputa.

Em obras há 20 anos e com previsão de entrega para 2014, a linha 5 não está concluída. Ainda resta no meio do caminho a estação Campo Belo, com término marcado apenas para o final deste ano. Quando estiver pronta, a linha 5-lilás terá a capacidade para transportar até 800 mil passageiros ao dia, segundo estimativa da concessionária ViaMobilidade.

MARATONA DE INAUGURAÇÕES

A inauguração de estações do transporte sobre trilhos vem seguindo um calendário conhecido pelos paulistanos: na maioria dos casos, em anos eleitorais. Só em 2018, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), entregou dez estações, mais do que ele havia inaugurado nos seis anos anteriores.

Desde a saída de Alckmin, Márcio França entregou a estação AACD/Servidor, em agosto, e, em setembro, mais três. Todas as obras de expansão do metrô paulista estão atrasadas ou paralisadas.

A conexão da linha 5-lilás com o restante da malha metroviária era aguardada por moradores do extremo sul da cidade de São Paulo, que passaram a ter seu acesso facilitado à região central e à avenida Paulista.

A linha 5-lilás foi prometida para 2014, mas teve sucessivos atrasos. As obras foram iniciadas em 1998, ainda no governo do tucano Mário Covas. A inauguração das primeiras seis estações, num percurso de 9,4 km, ocorreu em 2002. Mas a operação comercial só se tornou plena (todos os dias e em horário estendido) em 2008.

Nos primeiros anos, a linha sofreu com a baixa adesão, já que ficava distante de outras estações do metrô. A ociosidade chegou a custar R$ 2,8 milhões ao mês à companhia (diferença entre a arrecadação e a manutenção do trecho).

Em 2010, mais um tropeço no histórico da linha: uma reportagem da Folha mostrou que as empresas que venceriam os lotes para a segunda etapa do ramal (entre as estações Largo Treze e Chácara Klabin) já eram conhecidas seis meses antes da licitação.

A reportagem causou a suspensão da licitação e a abertura de investigações pelo Ministério Público. O caso segue na Justiça. Em 2011, Alckmin decidiu avançar as obras com os contratos suspeitos, contrariando recomendação da Promotoria.

DIRETO A CUMBICA

A partir desta terça (16), o paulistano também vai ter à disposição o Airport-Express, serviço de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que fará viagens diretas entre a estação da Luz e a região do aeroporto de Cumbica —a estação aeroporto foi entregue em 2018, com 14 anos de atraso.

Prevista pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para começar em agosto, essa viagem sem paradas vai custar R$ 8 e será feita em até 35 minutos. Após chegarem à estação Aeroporto, os passageiros têm ainda que pegar um ônibus para acessarem os terminais dois e três de Cumbica. Os veículos partem em intervalos de até meia hora, obedecendo o ritmo de chegada dos passageiros dos trens.

Na terça, o primeiro trem sairá às 10h da estação da Luz.

A partir daí, as partidas da Estação Aeroporto-Guarulhos seguirão os seguintes horários: 9h, 11h, 13h, 15h e 21h. Na Luz, serão quatro saídas: 10h, 12h, 14h, 16h e 22h. O Airport-Express vai funcionar de segunda a sexta-feira.

Já o serviço Connect, que liga a estação Brás a Cumbica, funciona desde o dia 3 deste mês e custa R$ 4. Diferentemente do Airport-Express, os trens param nas estações da linha 13-jade.

Durante a semana, o serviço opera às 6h20, 7h, 7h40, 19h, 18h40 e 19h20. Aos sábados são apenas três horários: 6h25, 7h05 e 7h45. O Connect não funciona aos domingos.

 

COMO FUNCIONA O TRANSPORTE ATÉ CUMBICA

Linha 13-jade
Trajeto: estações Eng. Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos
Tempo de trajeto: 15 min
Intervalo entre trens: 30 min
Tarifa: R$ 4
Quem administra: CPTM

Ônibus até os terminais

Funcionamento: igual ao da linha 13-Jade
Trajeto: terminais 1, 2 e 3 do aeroporto de Guarulhos
Tempo de trajeto:
- Até o terminal 1: 2 minutos
- Até o terminal 2: 9 minutos
- Até o terminal 3: 14 minutos
Intervalo entre ônibus: 15 min
Tarifa: grátis
Quem administra: concessionária GRU Airport

Trem expresso Connect
Trajeto: estações Brás e Aeroporto (com paradas)
Tempo de trajeto: 35 min
Tarifa: R$ 4
Quem administra: CPTM

Trem expresso Airport-Express
 
Trajeto: estações Luz e Aeroporto (sem paradas)
Tempo de trajeto: 35 min
Tarifa: R$ 8
Quem administra: CPTM
Primeira promessa de entrega: início de 2005, pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB)

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