Engenheiro lança livro gratuito sobre como melhorar as cidades

Obra compila colunas de Claudio Bernardes publicadas na Folha

Ricardo Hiar
São Paulo

Tornar acessível a discussão sobre as cidades na atualidade e simplificar a linguagem em torno dessas questões são alguns dos objetivos que motivaram o engenheiro civil Claudio Bernardes a lançar “Cidades, Urbanismo e Mercado”.

O livro, que tem distribuição gratuita, traz uma seleção de artigos publicados por Bernardes na Folha desde de passou a contribuir semanalmente com o jornal, em 2014.

Segundo o autor, que é presidente do conselho consultivo do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), para permitir o acesso a importantes discussões sobre as cidades, ele buscou compilar temas de maior abrangência. 

Além disso, foi atrás de patrocinadores para que o livro pudesse ser adquirido por todos os interessados. Foram seis meses de trabalho entre a idealização, a formatação e o produto final, que está disponível no sindicato, responsável pela publicação. 

“Em minhas colunas sempre foquei trazer informações sobre as questões urbanas para um público diversificado, com novidades que mostram como a vida na cidade pode ser melhor. É exatamente isso que o livro apresenta”, explicou o engenheiro.

Claudio Bernardes, presidente do conselho consultivo do Secovi-SP
Claudio Bernardes, presidente do conselho consultivo do Secovi-SP - Reinaldo Canato/Folhapress

Para ele, cidadãos precisam tomar medidas práticas sobre os problemas das cidades e conversar sobre essas questões de modo simples e leve. “A cidade precisa dessa atenção. Existe uma preocupação, porque apesar de existirem os mecanismos de participação popular, muitas vezes a população não sabe como utilizar seu papel ou não consegue ser ouvida pelos entraves da burocracia”, disse.

Bernardes diz que o grande desafio da atualidade é acomodar, de forma sustentável, todas as pessoas que já estão ou seguem para as áreas urbanas em todo o planeta. Por isso, é preciso refletir sobre a importância do planejamento como uma forma de desenvolvimento econômico e social. 

“Espero que esta publicação desperte a atenção e a busca de novos caminhos para que tenhamos condições de construir cidades que abriguem pessoas mais felizes. O que fazemos aqui é como uma gota no oceano, mas juntos a gente chega lá.”

“Aproximadamente 85% da população brasileira vive em áreas urbanas, assim como 55% da população mundial. A busca por soluções que melhorem a qualidade de vida nas cidades interessa à maioria das pessoas do planeta e à grande maioria dos brasileiros”, afirmou o arquiteto Jaime Lerner, que assina o prefácio.

Para ele, a voz de Claudio Bernardes se soma ao debate desse cenário, muito necessário nos dias atuais. “É uma leitura rica e prazerosa que oferece subsídios de pesquisa e que abre portas para aprofundamentos, aguçando a curiosidade do leitor e sensibilizando-o para a reflexão e a ação sobre como podemos melhorar a cidade do presente e do futuro”, explicou.

Entre os artigos selecionados para a obra, Bernardes aborda desde exemplos atuais como a era do compartilhamento e mobilidade urbana, até análises de problemas pontuais como o uso de edifícios vazios e a cracolândia, em São Paulo.

Sobre os compartilhamentos, ele afirma que dividir bicicletas, carros, espaços de trabalho, entre tantas outras possibilidades, dão forma a uma nova era do desenvolvimento econômico. No entanto ele questiona o motivo de também não se fazer um compartilhamento dos impostos municipais

Ele explica que existem vários mecanismos que permitem essa divisão, e que “a implantação de modelos de compartilhamento de impostos é baseada no reconhecimento de que regiões metropolitanas são um organismo único. É fundamental que sejam estudadas alternativas e mecanismos que possam equalizar as disparidades fiscais entre municípios de uma mesma região metropolitana.”

Já em relação à cracolândia, Bernardes diz que o convívio com o consumo de drogas em espaços abertos não é uma prerrogativa do Brasil. Ele cita exemplos internacionais de como essa questão pode ser tratada, e da importância da aplicação de suporte a usuários de drogas simultaneamente à ações que tenham como objetivo mudanças estruturais e físicas dessas regiões. 

“Não existe uma fórmula simples para erradicação desse problema nas cidades, mas não haverá solução se um enfrentamento corajoso e um planejamento acurado de ações, voltadas principalmente para a recuperação dos dependentes e sua reintegração social.”

Apesar de o livro ter distribuição gratuita, Bernardes diz que as pessoas podem contribuir com doações de qualquer valor, que serão destinadas a um programa social mantido pelo Secovi-SP, o Ampliar. Por meio desse projeto são oferecidos cursos gratuitos para jovens, no contraturno escolar. 

Os jovens têm aulas de empreendedorismo e profissionalização. Entre os cursos disponíveis estão cabeleireiro, auxiliar administrativo e confeitaria. Em muitos exemplos, pessoas que passaram pelos cursos já conseguiram abrir seu próprio negócio, e hoje até até empregam outros colaboradores.

Para adquirir “Cidades, Urbanismo e Mercado”, é preciso fazer o pedido via email pelo endereço jane.caceres@secovi.com.br. Após o recebimento de uma resposta validando a solicitação, o livro poderá ser retirado na sede do sindicato, que fica na rua dr. Bacelar, 1.043, na Vila Mariana, em São Paulo. 


CIDADES, URBANISMO E MERCADO

Quanto Grátis ​

Autor Claudio Bernardes 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.