Descrição de chapéu Obituário Edgard Carvalho da Silva (1923 - 2018)

Mortes: Inovador, dentista fez história em Minas Gerais

Professor emérito da UFMG nunca perdeu o entusiasmo em aprender

O dentista Edgard Carvalho da Silva, que fez história em Minas Gerais
O dentista Edgard Carvalho da Silva, que fez história em Minas Gerais - Reprodução
Ricardo Hiar
São Paulo

O dentista mineiro Edgard Carvalho da Silva era incansável e, além da família, tinha o trabalho como prioridade na vida. Não à toa, exerceu o ofício até os 90 anos. Foram sete décadas dedicadas à odontologia. Ele clinicou, pesquisou e ensinou. Chegou a professor emérito da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), onde décadas antes conquistou seu diploma.

O profissional nunca perdeu o empenho e a vontade de aprender. Certa vez o neto Guilherme, recém-formado na mesma profissão, estava conversando com um amigo quando o avô passou por ele levando uma sacola com vários exames e comentou: "cada dia que passa eu me acho mais burro. Vou para casa estudar", afirmou o homem que já tinha mais de 80 anos.

Segundo Guilherme, o avô não se cansava de pesquisar. "Ele ia para a clínica atender pela manhã e passava a tarde estudando os casos. Às vezes vemos pessoas mais jovens achando que já sabem tudo, e ele com aquela idade tinha a convicção de que precisava aprender mais", disse.

Assim como havia saído de uma família numerosa e teve 12 irmãos, Edgard também constituiu uma grande família. Foi pai de nove filhos, dos quais quatro seguiram seus passos na odontologia. Em sua casa sempre tinha uma mesa posta para acolher bem os filhos e netos.

Muito dedicado, trilhou uma carreira distinta e foi muito respeitado por seus feitos. "Ele foi o maior cirurgião dentista da história de Minas Gerais", afirma o neto. De acordo com ele, não só os títulos acumulados por Edgard eram prova da constatação, mas sua excelência e pioneirismo em procedimentos, como a cirurgia ortognática (que corrige o padrão facial).

No dia 20 de outubro ele completaria 67 anos de casado, mas morreu um dia antes, aos 95 anos, por falência de múltiplos órgãos. Deixa a mulher, Marina, 9 filhos, 19 netos e 10 bisnetos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.