Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

CCJ da Câmara convoca Onyx para explicar decreto de porte de armas

Deputados simpáticos ao governo reclamam que não houve movimento de parlamentares do PSL para impedir convocação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou nesta terça-feira (28) a convocação do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em votação simbólica. 

Com isso, o ministro será obrigado a comparecer à comissão para responder perguntas sobre o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que flexibiliza o porte de armas

O requerimento foi apresentado por Aliel Machado (PSB-PR) e tem 15 dias para ser cumprido.

Deputados simpáticos ao governo reclamaram que não houve movimento de deputados do PSL para impedir a convocação. O presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR) chegou a dizer que era estranho que não houvesse articulação do plenário com o Executivo. 

“Só achei estranho que ninguém [do governo] entrou em contato com a comissão ou com autor do requerimento. Não estou entendendo o papel que o senhor está fazendo aqui hoje”, disse para o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), que foi um dos poucos a tentar obstruir a votação do requerimento.

“Não falo em nome da liderança do governo. Nem titular da comissão eu sou. Fui pego de surpresa, cumprindo um papel que foi me delegado pelo partido. É bizarro e assustador. Me assusta o amadorismo e a falta de competência do governo em se defender. E, quem é independente e acaba tendo que fazer esse papel, fica nessa situação”, disse o deputado em resposta.

Já o ministro Onyx, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que "se sente honrado em ser convocado pelo Parlamento para tratar de um tema que sempre defendeu”.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.