Descrição de chapéu Obituário Antônio Carlos Pereira (1950 - 2019)

Mortes: Físico, publicou trabalho sobre pipoca em revista

Antônio Carlos Pereira morreu em 24 de julho, aos 69 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Antônio Carlos, conhecido como professor Tarzan, foi um dos autores de um trabalho publicado na revista Nature em 1993 intitulado "What Makes Popcorn Pop" (o que faz a pipoca estourar). O objetivo foi explicar o mecanismo de estouro do milho e otimizar a produção de pipoca —para ele e outros estudiosos, faltavam respostas. A publicação foi motivo de orgulho e comemoração na família.

O físico Antônio Carlos Pereira com suas duas filhas
O físico Antônio Carlos Pereira com suas duas filhas - Arquivo pessoal

Nascido em São Luís, foi aluno da primeira turma do curso de física da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), onde depois daria aulas. A ideia original era estudar medicina, mas, como não conseguiu pontuação suficiente no vestibular, decidiu dar uma chance à física. E se apaixonou. Fez mestrado, doutorado e PHD na área. 

Passar para a universidade representou uma grande conquista para o rapaz, que trabalhava desde os 14 anos para complementar a renda da família. Foi ajudante de ourives, consertou televisão e carregou malas. Dedicava-se aos estudos à noite. 

Ganhou o apelido após uma pessoa confundi-lo com um homem conhecido por Tarzan. Como era alto, cabeludo e tinha o semblante sério, pegou. 

A pontualidade era uma de suas marcas registradas. Também era muito apegado aos filhos. No Natal, no Dia das Crianças e em aniversários, sempre organizava com a esposa alguma surpresa para as crianças. Certa vez, criaram um mapa do tesouro que os levava até um presente. 

A comida preferida de Antônio era sushi. Tinha o hábito de comer todo fim de semana. Quando já estava no hospital, pedia, em tom de brincadeira, para que a filha subornasse a enfermeira para que pudesse levar até ele a comida. Mas não dispensava um churrasco e uma cervejinha.

Caseiro, adorava passar as tardes olhando o movimento da rua do muro de casa. E também costumava papeava com vizinhos e parentes sentado em uma cadeira. 

Morreu em decorrência de um câncer no pulmão, em 24 de julho, aos 69 anos. Deixa a esposa, cinco filhos e quatro netos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

 
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.