Descrição de chapéu Obituário Ilo Krugli (1930 - 2019)

Mortes: Fundador do Ventoforte, Ilo Krugli foi referência no teatro infantil

Argentino radicado no Brasil desde os anos 1960 introduziu nova forma de representar para crianças e adolescentes

São Paulo

Morreu neste sábado (7) o diretor, ator, dramaturgo e artista plástico argentino Elias Kruglianski, conhecido como Ilo Krugli, aos 88 anos, em decorrência de um infarto. A informação foi confirmada pela página oficial do grupo Sobrevento no Facebook.

Radicado no Brasil desde os anos 1960, Krugli era uma referência na animação e na arte-educação no país. Sua formação remonta aos teatros de bonecos tradicionais na Polônia, de onde seus pais emigraram após a Primeira Guerra Mundial.

Assim que chegou ao país, em 1963, Krugli criou, em parceria com Pedro Domingues, um curso de teatro de bonecos. Na mesma época, começou a formular a teoria de um teatro voltado para o povo.

Foi apenas dez anos depois, no entanto, em 1974, que montou o Teatro Ventoforte, no Rio de Janeiro. Nele, introduziu uma nova forma de representar para o público infantil, inspirada na cultura popular dos países latino-americanos, com uma poética voltada para o sonho e a fantasia.

O ator Ilo Krugli em cena da peça "As Quatro Chaves" - Fábio Viana

Espetáculos como a estreia do grupo, “História de Lenços e Ventos”, ou “Da Metade do Caminho ao País do Último Círculo”, do ano seguinte, consolidaram sua experimentação com as linguagens da música e da dança, além do uso de bonecos, retalhos, sucatas e bordados.

Nos anos 1980, a companhia se mudou para São Paulo, e em 1985 estabeleceu a sua sede no parque do Povo, no Itaim Bibi.

A partir da década de 1990, o local se tornou uma espécie de símbolo de resistência, uma vez que o Ventoforte não cedeu à pressão para desocupar o terreno próximo à ponte Cidade Jardim —uma das áreas mais valorizadas da capital paulista.

O velório de Krugli aconteceu ali, na manhã deste domingo (8). Segundo um dos pupilos do argentino, o ator Dinho Lima Flor, ele reuniu representantes de diversos outros grupos teatrais, entre eles outros nomes ligados ao teatro de bonecos, como o Pia Fraus e o XPTO.

Lima Flor ainda conta que artistas de três diferentes gerações cantaram e declamaram poesias para Krugli, que teve o rosto pintado e o seu caixão cheio de bonecos. De lá, colegas, amigos e familiares seguiram para o cemitério da Vila Formosa, na zona sul, onde Krugli será sepultado.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​

Erramos: o texto foi alterado

O teatro Ventoforte se estabeleceu no Itaim Bibi, na zona oeste de SP, em 1985, e não em 1958

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.