Descrição de chapéu São Paulo 2030

Ex-prefeitos respondem: como estará São Paulo em 2030?

Data é horizonte para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ano de 2030 é horizonte para diferentes planejamentos sociais e urbanos ao redor do mundo, entre eles os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. A capital paulista aderiu a essa agenda, e agora se organiza para estudá-la e implementá-la de acordo com as necessidades específicas do município.

A Folha convidou ex-prefeitos da cidade para responderem à pergunta: como estará São Paulo daqui uma década, em 2030? Confira, abaixo, o que eles responderam.


João Doria (PSDB)

Governador de SP e prefeito da capital de jan/2017 a 6/4/2018

“São Paulo tem vocação para superar desafios. Tal como faz agora, na pandemia do coronavírus, tenho convicção de que em 2030 a capital vai, mais uma vez, demonstrar força. Acredito que o trabalho duro que todos temos pela frente será recompensado com uma metrópole ainda mais forte na economia, mais digital, inclusiva e sustentável, com seus rios recuperados. Mas, principalmente, acredito que a cidade será socialmente mais justa e menos desigual, com emprego e renda para todos.”

João Doria (PSDB), governador de SP e prefeito da capital de jan/2017 a 6/4/2018 - Governo do Estado de Sao Paulo

Gilberto Kassab (PSD)

Prefeito de 31/3/2006 a dez/2012

“Tenho convicção de que estará melhor. São Paulo é uma cidade que oferece oportunidades a todos e vem evoluindo a olhos vistos: os mecanismos de transparência e fiscalização são cada vez mais eficientes e contribuem para a melhoria dos serviços públicos. Diversas tecnologias, aliadas ao aprimoramento da legislação e à continuidade de bons projetos em diferentes gestões, cada uma com suas marcas, fazem Sampa mais democrática, inclusiva e com mais qualidade de vida. Muito ainda precisa ser feito, especialmente para os mais desfavorecidos, mas acredito que nós, paulistanos de todo o mundo que vivemos aqui, estamos no caminho certo.”

Gilberto Kassab (PSD), prefeito de 31/3/2006 a dez/2012 - Zanone Fraissat/Folhapress


José Serra (PSDB)

Atual senador e prefeito de jan/2005 a mar/2006

“São Paulo é uma cidade pujante, com diversidade cultural múltipla e extensão territorial imponente, que trazem desafios de gestão e de políticas públicas. Uma boa administração aliada à capacidade da própria população de fomentar negócios e inovações só podem resultar em uma cidade melhor a cada ano. Tive um dos melhores momentos de minha vida pública ao ser prefeito, época na qual ratifiquei minha certeza sobre a grandeza da cidade. Não tenho dúvidas de que, com gestões administrativas eficientes e correto enfrentamento dos desafios diários que a cidade impõe, São Paulo estará melhor em 2030!”

José Serra (PSDB), atual senador e prefeito de jan/2005 a mar/2006 - Greg Salibian/Folhapress


Marta Suplicy (sem partido)

Secretária de Relações Internacionais da cidade de São Paulo e prefeita​ de jan/2001 a dez/2004

“Acredito que viveremos numa cidade melhor. São Paulo está alinhada com as principais agendas globais, e a gestão Covas já está implementando ações dentro dos 17 ODS. A diretriz é “não deixar ninguém para trás”.

Creio que chegaremos em 2030 sem enchentes e córregos insalubres dentro das casas. A cidade já está comprometida com a rede C40 para zerar a emissão de gases causadores do efeito estufa de sua frota de ônibus, o que exigirá nova e bem-vinda mudança nos meios de transporte.

Tem que ser fora da casinha. O combate ao assédio, a rede de proteção à mulher e o programa de combate ao racismo estrutural deixarão caminhos a seguir na conquista da igualdade e respeito ao outro. São Paulo será menos desigual, mais humana e continuará a ser o coração do Brasil.

Marta Suplicy (sem partido), secretária de Relações Internacionais da cidade de São Paulo e prefeita​ de jan/2001 a dez/2004 - Eduardo Knapp / Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.