Descrição de chapéu Obituário ANTONIO RENATO PRATA (1928 - 2021)

Mortes: Fundou a associação que faz a Festa do Peão de Barretos

Antonio Renato Prata era apontado como inteligente, brilhante e generoso por amigos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

Ao ter um busto inaugurado em sua homenagem no Parque do Peão de Barretos, em 2018, o primeiro presidente da associação Os Independentes, Antonio Renato Prata, então com 89 anos, disse que era a maior homenagem que já tinha recebido pelo trabalho na tradicional Festa do Peão de Boiadeiro e que estava muito feliz em viver o momento.

Ele foi o autor da ideia de criar a associação, fundada em 1955 por 20 jovens em Barretos, e foi escolhido como seu primeiro presidente por ser “inteligente e brilhante, sempre generoso e disposto a dar o melhor de sua capacidade e criatividade”, como conta no livro “Éramos uma vez Vinte” (2003) o também fundador da festa Jamil Nicolau Mauad, já falecido.

Para participar do então clube —depois associação—, o candidato deveria ter mais de 22 anos e ser solteiro e independente financeiramente, daí o nome.

Após participar ativamente das primeiras edições da festa nas décadas de 1950 e 1960, Pratinha, como era chamado pelos amigos, se mudou para Presidente Prudente, onde administrava a Prata Agropecuária e se tornou um grande criador de gado zebu e cavalos quarto de milha.

Imagem mostra homem de camisa xadrez e chapéu
O pecuarista Antonio Renato Prata, 92, um dos fundadores e primeiro presidente de Os Independentes, organizador da Festa do Peão de Barretos - Divulgação/Os Independentes

“Quando vinha a Barretos, e sempre vinha, não se cansava de repetir que quando a festa foi criada nenhum dos fundadores imaginaria que teria a grandiosidade que tem”, disse o ex-presidente de Os Independentes Mussa Calil Neto, responsável por levar a Festa do Peão de um acanhado recinto para o Parque do Peão, inaugurado em 1985 e projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012).

Pratinha comandou a associação até julho de 1956, um mês antes da primeira festa, realizada sob a lona de um circo. “Sempre foi um incentivador dos mais jovens. Quando fomos fazer o parque ele disse que tudo daria certo e incentivou demais.”

Pratinha morreu na madrugada de sábado (12), aos 92 anos, em Presidente Prudente. Mussa disse que ele se recuperava de uma queda e da Covid-19.

A ABB (Associação Brasileira de Brangus) e a ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) divulgaram comunicados em que lamentam a morte.

“Fez muito por Barretos, por Os Independentes e pelo agronegócio nacional”, disse Jeronimo Luiz Muzetti, atual presidente da associação. Três dos 20 jovens que fundaram Os Independentes estão vivos: Paulo Pereira, Horácio Tavares de Azevedo e Orlando Araújo.

Pratinha deixa a mulher, Carmelita, a filha Renata e 6 netos. O corpo foi cremado em Londrina (PR).

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.